Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Alckmin negocia aliança com PR para compor chapa de Serra

Apoio daria mais tempo de propaganda ao pré-candidato tucano

DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO

Prestes a oficializar a entrada do PP na campanha de José Serra à Prefeitura de São Paulo, o PSDB agora trabalha para fechar a adesão do PR à candidatura do tucano. O deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) estará com o governador Geraldo Alckmin amanhã para tratar do apoio.

Se confirmada, a aliança do PSDB com o PR será um golpe na campanha do petista Fernando Haddad. O PR esteve com o PT em 2010, mas as relações azedaram no ano passado, quando o presidente nacional do PR, o senador Alfredo Nascimento (AM), foi obrigado a deixar o Ministério dos Transportes após denúncias de corrupção.

A insatisfação do ex-ministro e de integrantes da direção nacional do partido com a presidente Dilma Rousseff serviu de combustível para as conversas com o PSDB, que foram estimuladas por Nascimento como forma de fustigar o PT no governo federal.

O PT precisa do PR em São Paulo para ampliar o tempo de propaganda que o candidato terá na eleição. Neófito em disputas eleitorais, Haddad conta com a TV para deslanchar. Segundo pesquisa Ibope do último dia 9, ele tem 3% das intenções de voto.

A aproximação do PR com o PSDB teve início em março. De lá para cá, as negociações se intensificaram, comandadas pelo senador Aloysio Nunes (PSDB), interlocutor de Serra, e pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD), que acenou com cargos para o PR.

O encontro de Costa Neto, réu no processo do mensalão, com Alckmin é um segundo passo. A reunião com o governador foi pedida pelo deputado André do Prado, único representante do PR na Assembleia Legislativa.

Com a confirmação do encontro com Alckmin, Costa Neto desembarcou em São Paulo na última sexta. A líderes de seu partido ele afirmou que a direção nacional está inclinada a fechar o apoio a Serra, embora a sigla também seja cobiçada pelo PMDB, que lançará Gabriel Chalita.

Serra já apoio do PSD, do DEM e do PV. Há, ainda, a expectativa sobre uma aliança com o PP do ex-prefeito Paulo Maluf.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.