Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Teste de audiência

A apelação à Justiça Eleitoral contra Lula, Fernando Haddad e o SBT em razão da entrevista ao "Programa do Ratinho" foi objeto de intensa polêmica no comando da campanha de José Serra ontem. Ala expressiva do PSDB considera que a repercussão do caso favorece o pré-candidato petista, sequioso por espaço na TV. "Se isso for aos tribunais, não serão 8 pontos no Ibope, mas 40", disse um grão-tucano derrotado em sua tese.

O QG jurídico de Serra, contudo, convenceu os mais reticentes argumentando que o episódio ensejaria até mesmo posterior pedido de impugnação da candidatura do ex-ministro da Educação assim que homologada.

-

Isonomia A produção do Ratinho informou que o programa abre espaço equânime para todos os pré-candidatos à prefeitura paulistana desde 10 de maio. O primeiro a comparecer foi o peemedebista Gabriel Chalita.

Reincidência Em 1998, o SBT ficou 24 horas fora do ar por determinação do TRE, que entendeu que o mesmo Ratinho favoreceu o então candidato a governador Paulo Maluf, à época no PPB. O apresentador elogiou o "Tolerância Zero", bandeira malufista, e criticou Mario Covas.

Ronda 1 O setorial jurídico do PT pediu ontem à PF a apuração de conduta criminosa na produção de revista que aborda temas como a morte de Celso Daniel e o mensalão, com distribuição gratuita em São Paulo.

Ronda 2 O partido monitorará pontos de grande fluxo hoje, pois detectou que poderá haver distribuição do material na zona norte, onde ocorrerá o ato inaugural da campanha de Haddad.

Autocrítica Marta Suplicy, até agora discreta no apoio a Haddad, é chamada no QG haddadista de "ombudsman da campanha". Desde que desistiu da candidatura, a senadora aponta os erros estratégicos do PT, chegando a afirmar que "não basta o novo" para vencer.

Comigo não Questionado pela Folha, o ministro do STF Luiz Fux afirma não ter sido procurado por Lula ou qualquer outro interlocutor para tratar do julgamento do mensalão. Diz ainda que seu único encontro com o ex-presidente foi protocolar durante o enterro de José Alencar.

DNA O Planalto enxerga digitais do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no requerimento apresentado pelo PSC para convocar ministros à CPI do Cachoeira. Cunha nega interferência no caso e atribui a ideia ao que chama de "genialidade" dos articuladores da comissão.

Lenda O líder peemedebista na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), diz que o partido não tem a força imaginada pelo PT para influenciar outros partidos aliados. "Se fosse assim, PSC e PTB não teriam votado a favor da convocação de Sérgio Cabral".

Conexão... Em conversa com o vice-presidente Michel Temer, o primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, quis saber o endereço de Lula. Ele quer aproveitar vinda ao Brasil durante a Rio+20 para visitar o ex-presidente.

...ABC Temer vai sugerir que a Embraer coloque à disposição do premiê um avião para levá-lo a São Bernardo do Campo já que o governo turco controla 50% da Turkish Airlines, que negocia U$ 600 milhões em aeronaves da companhia.

Expansão A JBS informou ontem ao governo que não desistiu de ingressar no ramo da construção civil, apesar de ter anunciado o desembarque da negociação para a aquisição da Delta.

-

tiroteio

"Lula se entregou na entrevista: não admite largar o poder. Igualou-se a Hugo Chávez. Tomara que a semelhança pare por aí, para o bem do Brasil e do ex-presidente."

-

contraponto

Bancada da bola

Ao participar de ato pelo voto aberto, na quarta-feira, o deputado Romário (PSB-RJ) roubou a cena no gramado em frente ao Congresso. ONGs aderiram ao protesto e logo se formou uma pequena multidão em torno do ex-jogador, que ajudava a segurar uma faixa. Todos queriam fotos e autógrafos. Líderes do movimento reclamavam:

-Gente, viemos aqui reivindicar, não tietar!

O deputado petista Domingos Dutra (MA) comentou com os colegas, desolado:

-É isso que dá nós não termos talento com a bola...

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.