Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Abaixo da cintura

A despeito da pregação da "campanha limpa", a guerra subterrânea em curso na eleição paulistana vai da produção de dossiês difamatórios à disseminação de correntes religiosas. Além da internet, onde circulam vídeos similares ao divulgado no site de Fernando Haddad contra José Serra, tucanos detectaram distribuição gratuita do livro "Privataria Tucana", que traz acusações ao ex-governador. Nas redes sociais, apoiadores de Gabriel Chalita também falam da publicação.

-

Pecado original No PT, a preocupação é com a Igreja Universal, que poderá contra-atacar em defesa de Celso Russomanno. Haddadistas temem que a TV Record volte a veicular ofensiva embalada no "kit contra a homofobia", que seria distribuído pelo MEC na gestão do ex-ministro e revoltou evangélicos.

Malmequer O clima também é beligerante entre as campanhas de Serra e Chalita. Depois do debate da Band, em que Chalita acusou o tucano de fechar escolas integrais, o peemedebista recebeu de emissários sinalização de que sua gestão na Secretaria da Educação (2003-06) seria "devassada".

Bem-me-quer Serristas desdenham, alegando que eventuais ataques desta natureza atingiriam Geraldo Alckmin, então governador.

Preventivo O PSDB planeja recorrer à Justiça pontualmente com ação de reparação de danos morais e pedido de direito de resposta no site de Haddad por conta do vídeo que compara Serra a Adolf Hitler, retirado ontem do ar. Advogados das campanhas do PT, PRB e PMDB também estão de sobreaviso.

Motivação Dilma Rousseff resolveu inovar na tradicional homenagem aos atletas olímpicos: além dos medalhistas, a presidente quer receber também as estrelas que se deram mal nos Jogos, como Fabiana Murer e Diego Hypólito. Quer dar estímulo para 2016, dizem assessores.

Que... A interferência do relator Joaquim Barbosa durante a defesa do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato provocou a ira de advogados do mensalão.

... deselegante Barbosa, segundo os defensores, "interrogou" o advogado Marthius Lobato, com tom diferente do adotado pelo ministro José Dias Toffoli na véspera, e o tratou como "testemunha". "Réu pode mentir. Mas e o advogado?", indagou um colega, no plenário.

Vai que... Diante de dois questionamentos de ministros, quem ainda não falou vai instruir os advogados assistentes a levar todos os documentos, e não só um resumo, ao STF. Não querem ser pegos desprevenidos.

Inferno astral O prefeito de Uberaba (MG), Anderson Adauto (PMDB), cuja defesa no mensalão será apresentada na segunda-feira, foi condenado ontem por unanimidade pelo Tribunal de Justiça de Minas a 3 anos e 4 meses de prisão por fraude em um processo seletivo em 2006. Cabe recurso da decisão.

Sabático O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), vai se licenciar do mandato em fevereiro por quatro meses. Segundo assessores, ele deverá se dedicar a concluir sua autobiografia.

Veja bem O ministro Aloizio Mercadante (Educação) nega que tenha desistido de ir à abertura da Bienal do Livro para evitar professores das universidades federais em greve. Diz que não irá porque está envolvido na negociação com os sindicatos.

Virar a página Às voltas com a greve, o MEC tenta mudar de assunto e divulga na quarta-feira o resultado do Ideb, o índice de desenvolvimento da educação básica.

-

tiroteio

"Haddad lançou o bilhete único mensal, mas ele não valerá para metrô e CPTM. Desse jeito, será o 'bilhete mensalão'."

-

contraponto

De pernas para o ar

Dois ministros do Supremo Tribunal Federal conversavam durante o intervalo de mais uma exaustiva sessão de julgamento do mensalão sobre as longas horas que permanecem sentados ouvindo os advogados dos 38 réus. Um deles brincou:

-Desse jeito, acabaremos sendo atingidos pela síndrome da classe econômica dos aviões brasileiros.

Outro integrante do STF previu congestionamento no serviço médico da Corte:

-Ou advogados reduzem as suas oratórias ou teremos que marcar consultas com os médicos do Supremo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.