Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Na TV, candidatos colam em seus padrinhos

Políticos que ainda patinam nas pesquisas apostam no apoio de Lula e dos governadores para reverter a situação

Em Belo Horizonte, Patrus usa imagem de Lula; já em Recife, Geraldo Júlio aparece ao lado do governador

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE
FÁBIO GUIBU
DE RECIFE

Candidatos a prefeito que ainda patinam nas pesquisas, mas contam com padrinhos políticos ilustres e bom tempo de propaganda eletrônica, apostam no horário eleitoral para reverter a situação.

Trata-se do principal meio de divulgação dos candidatos, sobretudo nas duas primeiras semanas e na última semana de exibição dos programas, quando o interesse é maior, diz Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.

Cada nome bem apadrinhado tem perfil e situação diferentes, mas, em desvantagem, todos terão sua maior vitrine no horário eleitoral.

É o caso de Patrus Ananias (PT), em Belo Horizonte, que terá 8min22s no rádio e na TV, além das inserções diárias de 30 segundos, para mudar a situação hoje desfavorável.

Patrus tem o apoio engajado da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula.

Lula já apareceu nas inserções e no programa de ontem de Patrus, seu ex-ministro, reforçando a estratégia petista de caracterizá-lo como "líder que toca o coração das pessoas", em contraposição ao "político que só toca obras".

O principal adversário de Patrus é o prefeito Marcio Lacerda (PSB), que rompeu aliança com o PT em junho e lidera as pesquisas.

Em Recife, a tarefa de mudar o quadro é de Geraldo Júlio (PSB), candidato do governador Eduardo Campos (PSB), que tem 14 partidos na aliança e 12min31s na TV.

O PSB em Recife também rompeu neste ano a aliança com o PT, que vetou a reeleição do prefeito João da Costa (PT) e impôs Humberto Costa. Campos aproveitou a crise para lançar seu candidato.

O governador foi atração do programa de ontem do afilhado, que o caracterizou como "goleador" e "artilheiro".

Em Porto Alegre e em Salvador, os respectivos candidatos a prefeito pelo PT, Adão Villaverde e Nelson Pelegrino, estão distantes do topo das pesquisas, mesmo com apoio de Lula, Dilma e dos governadores do PT. Pelegrino terá 13min54s na TV para tentar desbancar ACM Neto (DEM), que tem 5min24s.

Villaverde, que terá o segundo maior tempo, enfrentará dois adversários de siglas da base do Planalto: o prefeito José Fortunati (PDT) e Manuela D' Ávila (PC do B).

Em Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), candidato do governador Cid Gomes, divide a quarta colocação nas pesquisas, mas terá 10min7s na TV contra 1min56s do líder Moroni Torgan (DEM).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.