Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pelo Brasil

salvador

Candidatos refutam apoio do prefeito João Henrique

DE SALVADOR - Na disputa pela Prefeitura de Salvador, os principais candidatos convergem em ao menos um ponto: o repúdio ao apoio do prefeito João Henrique (PP), reprovado por 83% do eleitorado, segundo o Ibope.

O PP apoia Nelson Pelegrino (PT), mas o discurso da campanha petista evita associar o candidato à atual gestão.

"Ele [João Henrique] apoia ACM Neto [DEM] por debaixo do pano", afirma Pelegrino.

Líder nas pesquisas, o candidato do DEM, sigla que tinha cargos na prefeitura até este ano, nega e diz que a afirmação vem de "adversários que patinam" na disputa.

Em nota, João Henrique disse estar neutro, após ser procurado para apoiar "vários candidatos".

rio

Paes mostra Lula e Dilma, mas pouco Cabral

Lula abriu o programa eleitoral do peemedebista, candidato à reeleição, em depoimento sobre o Rio e os cariocas, gravado semana passada em um hotel da cidade. A presidente Dilma Rousseff também apareceu em imagens de inauguração de unidades do Minha Casa, Minha Vida. Principal fiador da eleição de Paes em 2008, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB) não foi citado no programa e também não deu depoimento. Ele apareceu pouco: primeiro, encoberto por Dilma, e, em seguida, rapidamente acenando de um carro ao lado de Paes.

-

Porto Alegre
Manuela D'Ávila (PC do B) e Adão Villaverde (PT) tiveram a mesma ideia em seus respectivos primeiros programas eleitorais: reforçar a ligação com Dilma e com o governador petista Tarso Genro. Já o atual prefeito, José Fortunati (PDT), também da base do governo federal, preferiu mostrar o ex-prefeito José Fogaça (PMDB), de quem foi eleito vice em 2008.

Curitiba
O governador Beto Richa (PSDB), prefeito por dois mandatos, estrelou o programa de seu ex-vice, Luciano Ducci (PSB), que tenta a reeleição -e fez questão de reforçar que seu partido também é da base de Dilma. Gustavo Fruet (PDT), ex-tucano agora aliado aos petistas, preferiu falar de sua biografia. Ratinho Junior (PSC) focou a classe média, trazendo elogios de médicos e empresários.

Goiânia
Jovair Arantes (PTB) deixou de fora de seu programa um de seus apoiadores, o governador Marconi Perillo (PSDB), um dos alvos da CPI do Cachoeira. Lula teve a mesma sorte: não foi mencionado nem no espaço do candidato petista, Paulo Garcia. Dilma, por sua vez, teve a imagem usada por Isaura Lemos (PC do B), que citou a presidente como um "exemplo".

Recife
Após a relação entre PT e PSB ter azedado na cidade, Lula e o governador socialista Eduardo Campos surgiram em lados opostos, protagonizando os programas de Humberto Costa (PT) e Geraldo Júlio (PSB). Lula, aliás, apareceu também no espaço de Mendonça Filho (DEM), em foto. O mesmo não ocorreu com o prefeito petista João da Costa, que nem foi citado no programa de seu partido.

Fortaleza
Em outra capital onde a aliança entre petistas e socialistas é passado, a prefeita Luizianne Lins (PT) e o governador Cid Gomes (PSB) apareceram na TV para apoiar os candidatos de seus partidos, Elmano de Freitas e Roberto Cláudio, respectivamente. Freitas usou um vídeo antigo de Lula, mas viajou para São Paulo ontem para obter um depoimento novo.

Manaus
Já se defendendo de futuros ataques, o tucano Arthur Virgílio surgiu na TV pedindo desculpas por um confronto policial com camelôs em 1989, quando ele era prefeito da cidade. Já Vanessa Grazziotin (PC do B), que tem mais tempo no ar, explorou o apoio do PT, citando Lula. Em seu vídeo de apoio à candidata, o governador Omar Aziz (PSD) defendeu parceria "com a presidenta Dilma".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.