Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Defesa diz que Barbosa errou em seu voto

DE BRASÍLIA

Os advogados dos dirigentes do Banco Rural, os ex-ministros da Justiça Márcio Thomaz Bastos e José Carlos Dias, disseram que o relator Joaquim Barbosa "cometeu erros".

Num último esforço para tentar reverter uma tendência de condenação, eles deverão entregar aos ministros do STF mais um memorial, espécie de resumo da defesa.

Segundo Bastos, Barbosa errou ao dizer em seu voto, "pelo menos cinco vezes", que seu cliente, o ex-vice-presidente do Rural José Roberto Salgado, autorizou a liberação de empréstimo do banco para empresa do empresário Marcos Valério.

"O José Roberto não deu nenhum empréstimo. O empréstimo é de 2003, e o José Roberto se tornou vice-presidente em 2004."

O processo, porém, contém o depoimento de Salgado à Polícia Federal em 2006, no qual ele reconheceu ter participado do empréstimo. Ele afirmou, na ocasião, que a forma de empréstimo que ele apoiou, mais rígida, acabou não sendo aplicada. Entre os pontos a serem abordados no memorial, Dias citou laudo da PF que reconheceu a existência dos empréstimos. De acordo com ele, Barbosa fez uma "apreciação ideológica" do laudo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.