Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Barrado pela Ficha Limpa, Capiberibe é diplomado

Posse no Senado ainda não tem data definida

DE SÃO PAULO

Um ano depois de ter sido eleito, João Capiberibe (PSB) foi diplomado anteontem senador pelo Amapá. Ainda não há uma data definida para a sua posse.
Capiberibe foi o segundo candidato a senador mais votado do Estado, mas foi impedido de assumir o cargo em outubro do ano passado por ter sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou sua diplomação há cerca de duas semanas. Ele havia entrado com recurso pedindo a vaga no Senado depois de o Supremo decidir, em março deste ano, que a lei não poderia ter valido nas eleições de 2010.
Com a diplomação, foram cancelados os registros de Gilvam Borges (PMDB) e de seu irmão Geovani Borges (PMDB), primeiro suplente que ocupa a vaga. Capiberibe é adversário do grupo do presidente do Senado, José Sarney (PMDB), no Estado.
Pelo regimento da Casa, a posse deve acontecer até no máximo cinco sessões após a diplomação
Sua mulher, Janete (PSB), que também havia sido impedida de tomar posse devido à Ficha Limpa, já havia assumido o mandato de deputada em julho deste ano.

SUSPEITAS
Em 2005, quando era senador, Capiberibe e sua mulher, que era deputada federal, perderam os mandatos após serem acusados de compra de votos. Eles sempre negaram as acusações.

(JEAN-PHILIP STRUCK)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.