São Paulo, quarta-feira, 01 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dilma arrecada R$ 50 mi, e Serra, R$ 29 mi

Tesoureiro do PT espera alcançar R$ 110 mi até o final do 1º turno; campanha gastou de R$ 12 mi a R$ 14 mi com TV

Apesar da queda do tucano nas pesquisas, o caixa do PSDB cresceu 706% em relação ao valor obtido até julho


BRENO COSTA
DE SÃO PAULO
RANIER BRAGON
DE BRASÍLIA

A pouco mais de um mês para o primeiro turno da eleição, a campanha de Dilma Rousseff (PT) arrecadou cerca de 70% a mais que a de seu principal adversário, José Serra (PSDB).
A equipe da petista afirmou ter recebido nos dois primeiros meses de campanha cerca de R$ 50 milhões, de 180 empresas, valor que representa um crescimento de 330% em relação ao que disse ter obtido até o início de agosto -na primeira parcial, a arrecadação declarada havia sido de R$ 11,6 milhões.
De acordo com o tesoureiro da campanha, José de Filippi Jr., a expectativa é chegar a R$ 110 milhões até o final do primeiro turno, R$ 47 milhões a menos do que o PT estipulou como previsão de gasto para toda a campanha.
A segunda prestação parcial de contas será enviada à Justiça Eleitoral ainda nesta semana e será divulgada oficialmente na segunda-feira.

CAMPANHA TUCANA
O caixa da candidatura de Serra à Presidência também deu um salto no mês de agosto, período em que o tucano caiu nas pesquisas de intenção de voto.
A receita do comitê financeiro da campanha deve ficar em R$ 29 milhões, uma variação de 706% em relação aos R$ 3,6 milhões arrecadados até o fim de julho.
O crescimento no segundo mês de campanha já era esperado pelo coordenador financeiro da campanha de Serra, José Gregori, mas ainda está aquém dos estimados R$ 180 milhões.
Os dados tucanos ainda estavam sendo consolidados até ontem à noite, e devem ser entregues ao TSE até amanhã.
Na campanha de 2006, houve um crescimento semelhante na arrecadação entre o primeiro e o segundo mês de campanha. Um dirigente tucano ouvido pela reportagem afirma que o dinheiro arrecadado em agosto ainda é insuficiente para sustentar uma campanha presidencial vitoriosa.
Falta de recursos, que se reflete no baixo volume de materiais de campanha de Serra pelo país, vem sendo motivo de crítica entre aliados do tucano.

GASTOS
Segundo o tesoureiro da campanha petista, o principal gasto de Dilma foi com produção do programa de TV (entre R$ 12 milhões e R$ 14 milhões), material gráfico (R$ 7 milhões a R$ 8 milhões) e realização de comícios (cerca de R$ 4 milhões).
O reembolso aos cofres públicos pelos eventos do presidente Lula ao lado de Dilma ficou em R$ 280 mil até a primeira quinzena de agosto.
Filippi disse ainda que a arrecadação pela internet chegou a apenas cerca de R$ 90 mil, vindos de 830 pessoas (média de R$ 108 por pessoa), valor que ainda não estará listada nesta prestação de contas.
Segundo ele, o partido fará uma campanha nos próximos dias para tentar elevar o número de doadores para cerca de 10 mil pessoas.
A diferença entre os dois principais candidatos reflete a distância que os separa nas pesquisas. De acordo com o último Datafolha, a petista lidera a corrida presidencial, com 49% e possibilidade de vencer no primeiro turno. O tucano soma 29%. Marina Silva (PV) tem 9%.


Texto Anterior: TSE nega recurso e barra candidatura de Roriz por "ficha suja"
Próximo Texto: Candidata não descarta o retorno da CPMF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.