São Paulo, sábado, 02 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Congresso da Abraji discute o futuro dos jornais impressos

Jornalista Rosental Calmon Alves é homenageado no encontro

DE SÃO PAULO

O segundo dia do 6º Congresso Internacional da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), em São Paulo, foi marcado por debates sobre o futuro do jornalismo impresso diante do crescimento das mídias sociais na internet.
Homenageado pela Abraji, o jornalista Rosental Calmon Alves, diretor do Centro Knight para Jornalismo das Américas, no Texas, declarou que a revolução digital está provocando mudanças no "ecossistema de mídia".
Para ele, a tecnologia alterou como nunca o modo de fazer jornalismo: "Já começou a ruptura do modelo do negócio de narrativas e distribuição de informações".
Segundo Rosental, os jornais brasileiros não perceberam a mudança por ainda não terem sofrido o mesmo impacto nas vendas que os norte-americanos.
Em outro debate, o secretário de Redação da Folha Vinicius Mota afirmou que a receita do jornal ainda é muito maior do que a proporcionada por outras plataformas.
"Há o endosso do mercado publicitário e do mercado de circulação para essa plataforma do papel", afirmou Mota. De acordo com ele, o trunfo do jornal impresso, em meio à dispersão de notícias instantâneas, é a seleção e a edição das informações.
O diretor de Conteúdo do Grupo Estado, Ricardo Gandour, disse que o jornal deve ir além do instantâneo, com mais análises e bastidores:
"O jornal ainda está presente em vários momentos da vida do cidadão."
Gandour afirmou que o melhor material noticioso é reservado para o papel.
A jornalista Renata Lo Prete, que edita o "Painel" da Folha, disse que a ideia de exclusividade mudou: "O prazo da informação exclusiva é mais curto".


Texto Anterior: Presidente e peemedebista nunca foram próximos
Próximo Texto: Base de Dilma vai apresentar projeto de lei contra hackers
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.