São Paulo, segunda-feira, 02 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esperança de emprego estável alimenta cadeia de negócios

DO RIO

O sonho do emprego estável alimenta uma cadeia milionária de negócios. Em 2009, os exames de seleção tiveram 10 milhões de inscritos, segundo a Anpac (Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos).
De acordo com a associação, foram abertos 70 concursos públicos na esfera federal, no primeiro semestre deste ano. Os exames, segundo a entidade, foram antecipados por causa do período eleitoral. Não há dados compilados sobre os exames nas esferas estadual e municipal.
Três fatores impulsionam os concursos: a substituição dos que se aposentam; a determinação do TCU (Tribunal de Contas da União) para a substituição de terceirizados em situação irregular, e o crescimento da máquina publica. De 2006 a 2010, o governo substituiu 33.125 terceirizados por concursados.
Dados do Ministério do Trabalho apontam que o total de empregados na administração pública subiu de 8,54 milhões em 2007 para 8,73 milhões em 2008.
Estima-se que 3 milhões de candidatos a emprego público frequentem cursos preparatórios, enquanto que os livros e apostilas voltados para concursos já representam o segmento que mais cresce no mercado editorial.
Outra evidência da expansão do mercado é a multiplicação de empresas e fundações que aplicam as provas. A Anpac diz que o número saltou de 20 para mais de 100 nos últimos cinco anos.
(EL)


Texto Anterior: Tesouro arrecada R$ 75 mi com concursos em 5 meses
Próximo Texto: CGU questiona taxa de R$ 110 em prova do IBGE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.