São Paulo, segunda-feira, 04 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Marina rompe a polarização PT-PSDB

Candidata do PV concretizou terceira via que Heloísa Helena e Cristovam Buarque tentaram encarnar em 2006

Além de vencer no DF, senadora ficou em 2º lugar no RJ e desbancou Serra em Estados do Nordeste e do Norte

ÉRICA FRAGA
UIRÁ MACHADO

DE SÃO PAULO

Marina Silva (PV) quebrou a polarização PT-PSDB estabelecida na eleição de 2006.
Na última disputa presidencial, apenas Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) apareciam em primeiro ou segundo lugar nas 27 unidades da Federação. Heloísa Helena (PSOL), terceira colocada em 2006, não teve particição expressiva.
Neste ano, porém, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) deram espaço à candidata do PV, que se consolidou como terceira força nacional de peso -algo que Heloísa Helena e Cristovam Buarque (PDT) não haviam conseguido em 2006.
Marina roubou espaço significativo do PT e do PSDB em vários Estados e no Distrito Federal. Neste, por exemplo, ficou em primeiro lugar, com 42%, batendo Dilma por dez pontos percentuais.
No Rio de Janeiro, Marina foi a segunda presidenciável mais votada, com 32%, 12 pontos atrás de Dilma, mas nove à frente de Serra.
No Nordeste, principal reduto lulista, Marina ganhou espaço e até desbancou o PSDB como segunda força em Pernambuco. No Ceará, até a meia-noite, disputava voto a voto a segunda posição com Serra.
E, se não venceu Dilma, certamente tirou votos dela, pois a candidata de Lula teve desempenho pior que o do seu padrinho político em 7 das 9 unidades da região.
No Norte do país, a "onda verde" se espalhou por três Estados. No Amapá e no Amazonas, Marina só ficou atrás de Dilma. No Acre, sua terra natal, a candidata do PV também disputava o segundo lugar até o fechamento desta edição.

ESTADOS
Neste ano, Dilma venceu em 18 Estados, mais do que Lula em 2006. Serra levou oito Estados (menos que Alckmin), e Marina, apenas o DF.
Mas, se Dilma venceu em mais praças que Lula, ela só teve desempenho melhor que seu padrinho em 10 das 27 unidades da Federação.
A vantagem dela em número de Estados se explica porque Serra teve votação pior que a de Alckmin em 24 unidades da Federação.
Em São Paulo, por exemplo, Serra teve 13 pontos percentuais abaixo do patamar de Alckmin em 2006.
Assim como Lula em 2006, Dilma venceu nos nove Estados nordestinos.
Na região, estão concentrados cerca de 50% dos brasileiros que ganham até um salário mínimo, que aumentou durante os dois governos Lula. Também estão no Nordeste aproximadamente 50% dos domicílios beneficiados pelo Bolsa Família, carro-chefe de Lula.
Ainda assim, Dilma teve proporcionalmente menos votos que Lula na região.
Foi Marina quem conquistou parcela do eleitorado. Em Pernambuco, por exemplo, Lula teve 71% em 2006, Alckmin, 23%, e Heloísa Helena, 4%. Agora, Dilma teve 61%, Marina, 20%, e Serra, 17%.
O Estado onde Dilma teve seu melhor desempenho foi o Maranhão, onde obteve 71% dos votos. A maior proporção de votos de Serra foi no Acre (52%), e a de Marina, no DF (42%).

ELEIÇÕES ANTERIORES
Em 2006, Lula, então candidato à reeleição, derrotou Alckmin em 16 unidades da Federação. Enquanto o petista teve vantagem no Norte e no Nordeste, o tucano levou a melhor em todos os Estados do Sul e do Centro-Oeste.
Quatro anos antes, Lula havia liderado em quase todos os cantos do país. As exceções foram o Rio de Janeiro, onde ficou atrás do evangélico Anthony Garotinho (à época no PSB), o Ceará, onde perdeu para Ciro Gomes (então no PPS), e Alagoas, onde Serra venceu com 29%.
Serra, adversário de Lula em 2002, só passou de 30% no Rio Grande do Sul e em Tocantins, mas aquela eleição foi menos polarizada.
Se neste ano apenas Marina se apresentou como terceira força, em 2002, Garotinho, com 17,9%, e Ciro Gomes, com 12%, ajudaram a levar a disputa para o segundo turno.
O desempenho da candidata do PV foi melhor que o de Heloísa Helena em 2006 em quase todas as unidades da Federação. Apenas em Alagoas (Estado de origem da candidata do PSOL), Heloisa teve mais votos em 2006 do que Marina agora.


Texto Anterior: Análise: Patrimônio acumulado pode dar força a plataforma verde
Próximo Texto: Filho de Dirceu e outros 48 são detidos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.