São Paulo, segunda-feira, 04 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TODA MÍDIA

NELSON DE SÁ nelsonsa@uol.com.br

A marcha da apuração

Às 20h37, Folha.com e UOL postaram manchete anunciando que o "Datafolha diz que haverá segundo turno entre Dilma e Serra", com uma projeção das apurações. Antes, o "Fantástico" havia entrado no ar sem arriscar, mas com Alexandre Garcia dizendo que a apuração "está empurrando para o segundo turno". Antes ainda, o G1 chegou a dar que "haverá segundo turno", segundo a revista "Época". E a Reuters Brasil, antes de todos, pouco depois das 19h, havia arriscado a manchete "Campanha de Dilma já reconhece que haverá segundo turno".
O "Fantástico" só foi noticiar que "está definido que haverá segundo turno" às 21h10, "segundo números oficiais". Garcia disse que a campanha agora "começa do zero" e ironizou o "oba-oba" de Lula.

Onda verde
Ricardo Noblat postou que Serra terá novo vice -do PV de Marina. Porém ela quer do partido "uma discussão nas suas instâncias", deu o Globo Online. E Kennedy Alencar postou que a "votação que foi dada a Marina é dela", e só ela "vai decidir o plebiscito". Mundo afora A excitação que se seguiu ao fim da votação levou o Brasil a ocupar seis dos dez "trending topics" do Twitter no mundo, com "Urnas apuradas" em primeiro lugar, mas também Marina 43, Weslian Roriz, Tarso Genro, Aloysio Nunes, "Tiririca eleito" etc.

"LITERALMENTE"
A relutância em proclamar resultados começou no fim da tarde na Globo, ao divulgar a pesquisa de boca de urna, primeiro para governador. Mais de uma hora depois, já com cerca de 40% das urnas presidenciais apuradas, William Bonner entrou afinal com os números, mas ressaltando que era "literalmente" um quadro de "indefinição". A pesquisa do Ibope dava Dilma com 51%. Naquele momento os portais, agências e blogs já priorizavam apuração, não a pesquisa.

O MERCADO ASSISTE
O site do "Wall Street Journal", até o meio da tarde, deu manchete para a eleição brasileira, com foto de Dilma e destaque para a "ampla expectativa" de vitória do "esquerdista Partido dos Trabalhadores". Às 23h, sem manchete ou imagem, registrou que ela liderava, "mas não está claro se obteve o bastante".
O site do "Financial Times" também abriu o domingo esperando vitória -e fechou com "caminha para segundo turno". Antes, o jornal reportou que, para os gerentes de fundos com aplicação no Brasil, "o resultado da eleição presidencial do final de semana não trará nada que ameace o mercado de ações".

Antes na Espanha
O site do "El País" foi provavelmente o primeiro a apostar, no mundo, que "A herdeira de Lula vence, mas não consegue evitar segundo turno", em submanchete às 19h. Entre outros na América do Sul, o argentino "Clarín" dedicou manchete o dia todo.

Segundo turno
Com foto no alto da home, de santinhos espalhados, o "New York Times" destacava às 23h que "Segundo turno vai decidir a Presidência no Brasil". No texto, "analistas expressaram poucas dúvidas de que Ms. Rousseff venceria num segundo turno".

ANTES
nytimes.com
Até a edição de ontem, o "NYT" apostava que a "Protegida de líder brasileiro deve prevalecer"

OUTRA ELEIÇÃO
Prosseguia no fim de semana o adeus ao presidente brasileiro pelo mundo, com o "El País" publicando o editorial "Lula se despede". Destacando que ele "deixa um país confiante e em busca de uma nova posição no mundo", anotou que, "no caso de Lula, as pessoas podem ser decisivas".
E jornais como "WSJ" e "FT" já tratam do Nobel da Paz, que será anunciado na sexta. O primeiro deu editorial em favor de um dissidente chinês. No segundo, "os brasileiros veem Lula como merecedor do prêmio, mas a internet poderá ter ampla aceitação junto ao comitê do Nobel".

COPA
veja.abril.com.br
Na "Veja", sob o enunciado "Te cuida, Globo", Honorilton Gonçalves, da Record", informou à CBF que "apresenta no fim do ano, à Fifa, proposta arrasadora para a compra dos direitos das Copas de 2014 e 2018"

Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Detentos da ex-Febem votam pela primeira vez
Próximo Texto: Perde e ganha eleitoral

Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.