São Paulo, quarta-feira, 06 de julho de 2011

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Estatal libera R$ 14 mi para trocar bueiros de ferrovia

DE BRASÍLIA

A Valec, estatal de ferrovias do Ministério dos Transportes, destinou no último dia 20 mais R$ 14,5 milhões para trocar bueiros nas obras da ferrovia Oeste-Leste (BA).
O contrato foi reajustado quatro meses após o início dos trabalhos. Com isso, a estatal, controlada pelo PR do ministro Alfredo Nascimento, ultrapassou o teto de gastos que ela mesma definiu para a construção.
A mudança ampliou o valor a ser pago pela Valec ao consórcio formado pelas empreiteiras Andrade Gutierrez, Barbosa Mello e Serveng, responsáveis pela construção de 178 quilômetros de trilhos.
A Valec não comentou o caso, e a Andrade Gutierrez disse que o reajuste foi legal.
Liderado pela empreiteira, o consórcio para as obras da Oeste-Leste ganhou o lote 4 da ferrovia por R$ 739,9 milhões, numa licitação encerrada em novembro passado.
Ganhava quem apresentasse o menor preço. O consórcio derrotou os seis concorrentes com um desconto de R$ 5,1 milhões em relação ao valor previsto pela Valec.
A obra começou a sair do papel em janeiro. No mês passado, a Valec se comprometeu a pagar mais R$ 14,5 milhões ao consórcio, em "decisão unilateral" para "melhor adequação às finalidades do interesse público".
O aumento representa quase o triplo do desconto oferecido pela empreiteira para vencer a licitação. A diferença vem de uma mudança em curso desde abril. Em vez de usar "bueiros moldados in loco", como previsto na licitação, o consórcio adotou "aduelas de concreto" para o sistema de drenagem.
Na licitação, a Valec disse que os consórcios deveriam basear suas propostas no uso de bueiros após um concorrente perguntar se era o caso de empregar as aduelas.
A direção da empreiteira afirmou que o aumento no contrato "atende à lei de licitações vigente" e que a troca de bueiros por aduelas foi decorrente de necessidades "identificadas somente no decorrer das obras".
(DIMMI AMORA E BRENO COSTA)


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