São Paulo, sexta-feira, 06 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

Ashtiani quer asilo

Com foto no alto da home da CNN, o correspondente na Turquia destacou que "seu filho falou que ela agradeceu ao presidente do Brasil, Lula da Silva, por sua oferta de asilo, para ajudar que escape da pena de morte por apedrejamento". E "disse que aceitaria, se fosse permitida". Mas um de seus advogados falou que a Justiça iraniana decidiu seguir com a execução e só "o método ainda não foi determinado".
Outro advogado de Sakineh Ashtiani fugiu e pediu asilo na Turquia, cujo governo informou ao canal de notícias que ele não será extraditado ao Irã.

cnn.com
Na CNN, "a mulher iraniana sentenciada à morte aguarda seu destino"



Diplomacia? Obama chamou jornalistas para falar do Irã e, no destaque de David Ignatius, ontem do "Washington Post", "ofereceu abertura para negociação". Mas outro colunista do "WP", Robert Kagan, escreve hoje que Obama "não indicou nova chance para diplomacia", só sua crença nas sanções. Ele "explicou em detalhe por que o acordo de Turquia e Brasil não abriu" novo caminho, dizendo que o regime iraniano é "ideologicamente comprometido" em fazer a bomba.

Lula vs. Farc Submanchete na Folha.com, "Em relatório, EUA elogiam Brasil no combate ao terrorismo". Para o Departamento de Estado, Lula "tem sido crítico do uso de violência pelas Farc e publicamente pediu ao grupo para pôr fim à violência". Sua estratégia antiterror "consistiu em impedir terroristas de usar o território para ataques ou levantar recursos", com PF e Abin trabalhando em conjunto com os EUA. Mas Washington "permanece preocupada com a Tríplice Fronteira".

EUA AMEAÇAM

De Washington, a Reuters despachou "Exclusivo: Briga entre EUA e Brasil ameaça comércio". Cita "fontes familiarizadas" para dizer que o problema surgiu quando Lula e a secretária de Estado, Hillary Clinton, discordaram nas sanções ao Irã. Ouve deputados dos EUA para alertar que estão sob risco as "preferências" do Brasil no comércio e uma eventual redução na tarifa sobre etanol.
E cita Arturo Valenzuela, subsecretário de Estado para América Latina, que porém negou "repercussões comerciais" pelo "nosso desapontamento". Por fim, a agência registra que, "se a eleita for Dilma", ela deve manter o "problema".

Abençoada Sob o título "A América Latina é abençoada", a coluna de mercados de crédito do "Wall Street Journal" publicou que a região "pode ver novas melhorias de nota de crédito até o final de 2010". Cita relatório da Moody's. E exemplifica com o Brasil, que vem levantando capital no exterior com juro "baixo recorde".

Sobrevalorizada No mesmo "WSJ", "FMI elogia a robusta política do Brasil em 2010", em novo relatório que saúda os esforços atuais para diminuir o estímulo.
Já a Reuters destacou "Real brasileiro "parece sobrevalorizado", diz FMI". O Fundo pediu "soluções de longo prazo para frear o fluxo de capital externo".

facebook.com/TheEconomist
Na "Economist", "os tentáculos do Estado" nos EUA, na Europa, no Japão _e também no Brasil

"LEVIATÃ S/A"

A liberal "Economist" dá capa para uma nova crítica à presença do Estado na economia. Destaca como, "de Berlim a Bruxelas, a cobrança por política industrial está de volta" na Europa, o que já se reproduz no "novo governo do Japão" e também nos EUA, onde Obama, "o dono de fato da GM", põe em andamento uma "iniciativa para indústrias estratégicas".
A revista entende que "os políticos ocidentais não têm como não se deixar influenciar pelo sucesso de emergentes como Brasil, Índia e China, onde um grande papel para o Estado parece está produzindo maravilhas". Mas questiona que tal sucesso se deva só ao Estado. Em texto à parte, pergunta no enunciado, sobre o crédito do BNDES: "Ovo no ninho ou ovo da serpente?" -esta última, uma expressão que ouviu de Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-ministro de FHC.



Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Outro lado: Banco nega acusação e não comenta decisão porque processo é sigiloso
Próximo Texto: Foco: Serra visita mercado e apela para "origem humilde" em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.