São Paulo, quarta-feira, 09 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

Espetáculo?

Sete anos depois da promessa do "espetáculo do crescimento", ontem nas manchetes de Folha.com, UOL, G1, "Brasil merecia crescimento exuberante, diz Lula".
Antes, no enunciado da estatal Agência Brasil, "o maior resultado da série histórica". E na BBC Brasil, "cresce em ritmo chinês".
Pelo mundo, o site do "Wall Street Journal" deu, no título de sua reportagem, "crescimento recorde". No enunciado da Associated Press, "crescimento econômico recorde". No site financeiro Market Watch, subida rápida ou "zoom up".

 


Para a escalada do "SBT Brasil", foi "um primeiro trimestre chinês". Para o "Jornal da Record", "ritmo chinês". Abrindo o "Jornal Nacional": "O IBGE anuncia crescimento de 2,7% no PIB do Brasil no primeiro trimestre e de 9% na comparação com o mesmo período do ano passado. Indústria, construção civil, investimentos, importações, você verá o que ajudou o Brasil a crescer. E o que preveem os economistas para os próximos meses."



PASSADO
Antes da exuberância de Lula, Folha.com e outros chegaram a destacar que "Alta indica auge do crescimento, diz Guido Mantega". Na manchete da Veja. com, com outros economistas, "PIB vai desacelerar no segundo semestre".
Segundo o iG, "o ministro da Fazenda ficou satisfeito com o PIB, mas chamou a atenção para o fato de já ser passado, num recado direto ao Banco Central, que deve subir os juros", hoje.
No "Financial Times", em texto adiantado no site, "a economia do Brasil ficou entre as de maior crescimento no mundo, segundo dados que aumentam a expectativa de que o BC eleve a taxa de novo, hoje". No site financeiro TheStreet, "a economia segue pegando fogo, o que cimenta a necessidade de elevação".

DILMA NA CHINA
Em entrevista a uma rádio paulista, que ecoou para a Folha.com e daí aos blogs políticos, Dilma Rousseff declarou que no "último governo" o Brasil "estava funhanhado", mas hoje cresce em "níveis que você vê na China". O radialista fechou a entrevista elogiando a petista pela "simpatia" e pela capacidade de "improviso maravilhoso".
Por outro lado, à noite no site do jornal "O Estado de S. Paulo" e em outros, "José Serra atribui alta do PIB à base fraca de 2009".

Dilma lá
O "WSJ" destacou o Ibope, com foto, "Sobe candidata de Lula no Brasil". E o iG deu que ela viaja na segunda para fotos com o primeiro-ministro espanhol e o presidente francês.

O cara
Na manchete do Terra, com Efe, "Lula é ibero-americano mais popular, afirma pesquisa". Superou Obama no levantamento do instituto Cimo, com 12 mil pessoas de 22 países.

nytimes.com
NAS FAZENDAS GAÚCHAS Na capa do "New York Times", o correspondente Alexei Barrionuevo relata a busca por uma nova Gisele Bündchen no Rio Grande do Sul, mas lembrando que, "fora das passarelas, a beleza brasileira vai além das loiras". Cita Marina Silva

O CONSELHO VOTA
Na manchete on-line do "NYT", "Rússia, Irã e Turquia testam Washington", com reunião entre Vladimir Putin, Ahmadinejad e Erdogan um dia antes da decisão na ONU sobre as sanções. Segundo o jornal, as sanções devem passar, mas não terão efeito sobre o programa nuclear, "como nas últimas três rodadas de sanções". A questão seria convencer Rússia e China a adotar sanções unilaterais, como os EUA, o que "provavelmente não farão".
Já o "China Daily" confirmou que o presidente iraniano viaja ao país ainda nesta semana, mas "só vai participar de atividades relacionadas à Exposição Mundial de Xangai". E destacou, com Xinhua, que o Conselho de Segurança vota hoje as sanções.
Sobre a votação, o "Los Angeles Times" noticiou que diplomatas americanos procuraram brasileiros para "pressionar a não se opor às sanções" hoje, avaliando que "uma abstenção do Brasil poderia dificultar um voto 'não' da Turquia".

O FIM DO HORÁRIO NOBRE?
Na home do UOL, "Em maio, Globo tem sua menor audiência na Grande São Paulo". Entre 7h e 0h, marcou média de 16,3 pontos, com as faixas "mais preocupantes" pela manhã e no chamado "horário nobre".
E o blog de televisão do Globo Online postou que no sábado a audiência da novela das 21h, "Passione", foi inferior à da novela das 18h, "Escrito nas Estrelas".



Leia mais em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br

Texto Anterior: Imprensa: Abert cobra ação de ministério contra grupo estrangeiro
Próximo Texto: Presidente 40/Eleições 2010: Ex-petista, teólogo será estrela de festa do PV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.