Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2003 - 22h27

Lula diz que o "espetáculo do crescimento" começa em julho

SILVIO NAVARRO
da Folha Online

No berço de sua trajetória política, a sede do sindicato dos metalúrgicos do ABC, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou hoje os resultados dos primeiros seis meses de seu governo e anunciou que o "espetáculo do crescimento" começa no próximo mês.

"Outro dia eu disse num debate que mês de julho seria o mês do espetáculo de crescimento. Estou convencido de que esse mês é o mês a gente vai começar a fazer a curva que deveríamos fazer."

Lula fez as afirmação diante de um platéia de cerca de 350 metalúrgicos em São Bernardo do Campo, região do ABC paulista. Ele discursou na abertura da quarta edição do Congresso dos Metalúrgicos do ABC, em evento que teve a presença do presidente da CUT (Central Única do Trabalhador), Luiz Marinho, do atual presidente do sindicato, José Lopes Feijó, e dos prefeitos de Mauá, Ribeirão Pires, Diadema e Santo André, todos do PT.

Também estavam presentes os ex-presidentes da CUT, Guiba, Jair Meneguelli e o deputado federal Vicentinho (PT-SP), pré-candidato à Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Fazendo coro com ministro da Fazenda, Antonio Palocci, Lula repetiu a expressão de que "o país deixou a UTI" e obteve diversas conquistas em seu primeiro semestre de governo.

O presidente citou como avanços a queda da inflação, que segundo ele, estava estimada em 40% e hoje a meta é de 5,5%, o recente anúncio de R$ 5,5 bilhões para o plano de safra, a abertura de uma empresa para resolver problemas no setor automotivo e a recuperação da credibilidade internacional.

"Não temos seis meses de governo [incompletos] e eu posso olhar na cara de cada um de vocês e dizer que nunca na história desse país nos tivemos a credibilidade internacional que temos agora", disse.

O presidente creditou as conquistas de seu governo "à grandeza da sociedade que não cobrou o que sabia que não poderia cobrar" e à competência de sua equipe de governo.

Metáforas

Lula se utilizou de suas tradicionais metáforas para pedir paciência para os resultados das últimas medidas. Ele mencionou novamente que "um pé de feijão leva 90 dias para nascer e um filho durante os nove meses de gestação".

Por fim, o presidente aproveitou a presença do líder da CUT para convocar a central para o lançamento do programa Primeiro Emprego na próxima segunda-feira, dia 30.

Telão

A organização do sindicato ficou surpresa com o baixo número de pessoas que compareceu às imediação da entidade. Foi montado um telão para um número bem maior do que as cem pessoas que estiveram no local. No lado de dentro, Lula foi ovacionado o tempo todo pelos antigos companheiros.

O presidente dorme hoje em seu apartamento, em São Bernardo do Campo. Amanhã, ele viaja pela manhã para Brasília, onde abre um encontro do PT, com deputados estaduais, prefeitos e vereadores, com o intuito de preparar a estratégia do partido para as próximas eleições municipais. Na sequência, viaja para a Colômbia, onde participa da reunião da Comunidade Andina.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página