São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Italiano pede visto de permanência no país

DE BRASÍLIA

O italiano Cesare Battisti pediu ontem ao Conselho Nacional de Imigração, vinculado ao Ministério do Trabalho, um visto de permanência no Brasil.
O pedido, que será analisado em 22 de junho, segundo a assessoria do ministério, ocorreu menos de um dia depois de Battisti ser solto por determinação do STF (Supremo Tribunal Federal).
Em tese, a defesa do italiano faria tal requisição para o Ministério da Justiça, responsável por regulamentar a situação de estrangeiros. Mas, segundo o Ministério do Trabalho, "casos omissos e situações especiais", como é a de Battisti, são atribuições do conselho. Até que a decisão seja tomada, sua permanência não é legal.
Como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou o pedido de extradição de Battisti para a Itália em dezembro passado, a defesa do italiano espera que seu visto seja aprovado sem dificuldade.
Battisti não deu entrevistas ontem. Ao sair da prisão, foi acompanhado pelo advogado Luiz Eduardo Greenhalgh, ex-deputado do PT, até um hotel em Brasília.
Na parte da tarde, o italiano viajou para São Paulo e esteve no escritório de seu advogado, no centro da cidade. Battisti ainda não definiu se vai morar em São Paulo ou no Rio de Janeiro, onde foi preso pela Polícia Federal.
(FELIPE SELIGMAN)

Colaborou DANIEL RONCAGLIA, de São Paulo


Texto Anterior: Itália vai à Corte de Haia para ter Battisti
Próximo Texto: Filho de vítima diz que nunca vai ter justiça
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.