São Paulo, terça-feira, 10 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Liquidez eleitoral

Bolsa de valores de brincadeira negocia "ações" de políticos brasileiros e faz sucesso entre investidores veteranos e novatos

MARCOS DE VASCONCELLOS
DE SÃO PAULO

Enquanto Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) seguem empatados na corrida presidencial (segundo a última pesquisa Datafolha), para os 5.000 "investidores" da Bovap (Bolsa de Valores Políticos), o valor do tucano é 33% maior que o da petista.
A bolsa foi criada como uma estratégia de marketing de uma corretora de ações de São Paulo, mas acabou se transformando em uma grande brincadeira que atraiu de investidores tarimbados a recém-apresentados ao mercado de ações.
Funciona exatamente como nas Bolsas de Valores convencionais: a cotação de cada político aumenta ou diminui de acordo com a oferta e a procura. A diferença é que não há dinheiro de verdade envolvido.
Na Bovap, para começar a "investir" o internauta ganha 50 mil UVPs (Unidades de Valor Político) para comprar e vender as "ações" de políticos brasileiros.

MALUF NA "BAIXA"
Os preços das ações variam de acordo com fatos reais. No dia 15 de março, as "ações" de Paulo Maluf registraram uma forte valorização depois que a Folha revelou que ele foi incluído na lista de procurados da Interpol.
Pode parecer estranho, mas o aumento se deu pela mesma lógica aplicada ao mercado: as ações de Maluf já iam muito mal e passaram a atrair o interesse de quem viu uma oportunidade de comprar "na baixa".
"É um papel com baixa liquidez, como se fosse um papel de terceira linha", analisa Carlos Alberto Souza Barros, diretor-presidente da Souza Barros, que lançou o projeto.
Para a oferta inicial de ações foi feita nas ruas de SP, Rio e Belo Horizonte uma enquete que decidiu o preço inicial de cada político. Os entrevistados deram uma nota para os candidatos em três quesitos: ética, histórico político e realizações.
A pior cotação inicial foi a de Paulo Octávio, então vice-governador do Distrito Federal, avaliado em 7,45 UVPs (atualmente, seu preço gira em torno dos 10 UVPs).
O mais valioso foi Jarbas Vasconcelos, senador do PMDB, que entrou no mercado valendo 24,60 UVPs.
Confira abaixo a evolução das cotações dos presidenciáveis Dilma, Serra e Marina, além de Paulo Maluf. A bolsa funciona no site www.bovap.com.br.


Texto Anterior: Sindicalismo: Frase de Dilma sobre redução de jornada gera críticas de centrais
Próximo Texto: Aeroportos viram foco de embate em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.