São Paulo, quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Assessor ligado a Erenice pede demissão

Laender é a 4ª pessoa investigada sob suspeita de lobby na Casa Civil que deixa o cargo

FERNANDA ODILLA
DE BRASÍLIA

Suspeito de participar de esquema de lobby na Casa Civil, Gabriel Boavista Laender pediu demissão do cargo de assessor da secretaria executiva da pasta. O pedido foi publicado no "Diário Oficial da União" ontem.
A Casa Civil, por meio de sua assessoria, informou que Laender é procurador do Espírito Santo e estava cedido à Presidência desde 2009, onde trabalhou na SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos) e, depois, na Casa Civil.
"Pediu exoneração, informando que pretende retornar ao seu órgão de origem", disse a assessoria por e-mail.
Laender é a terceira pessoa ligada à ex-ministra Erenice Guerra, investigada sob suspeita de tráfico de influência, que pede exoneração.
Erenice deixou o governo em setembro após a Folha publicar que ela recebeu empresários levados por lobistas, que cobravam para viabilizar empréstimo do BNDES. Empresa dos filhos de Erenice intermediava os negócios.
Além de Erenice e Laender, deixaram os cargos Vinícius Castro e Stevan Knezevic, ambos citados no escândalo como supostos integrantes do grupo de lobby.
Coordenador da área de regulação do plano de banda larga do governo, Laender também foi advogado da Unicel, empresa de telefonia que tem como consultor o marido de Erenice e tem interesse em investir no projeto.
O suposto tráfico de influência para favorecer a Unicel é um dos focos da investigação da Polícia Federal sobre o esquema de lobby.
Laender também é alvo da comissão de sindicância da Casa Civil que apura o caso. Os responsáveis pela investigação interna identificaram que o computador usado por ele foi acessado várias vezes com a senha de Vinícius Castro, parceiro de um dos filhos de Erenice.
A reportagem não localizou Laender ontem.


Texto Anterior: Foco: Petista levará cães Nego e Fafá para morar na Granja do Torto
Próximo Texto: Crise no Ministério Público leva a saída de subprocuradora
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.