São Paulo, quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preocupado com região Sul, tucano solicita pesquisa

DE SÃO PAULO
DE BRASÍLIA

Preocupado com o risco de queda na região Sul, o comando da campanha de José Serra (PSDB) encomendou pesquisa no Rio Grande do Sul. A intenção é aferir se é real a tendência de queda do tucano registrada por institutos de pesquisa no Estado.
Se a tendência for confirmada, Serra deverá concentrar seus esforços na região.
Considerados fiéis da balança na disputa presidencial, Minas Gerais e Rio de Janeiro também terão prioridade na campanha do PSDB.
A estratégia é marcar compromissos públicos pelo menos três vezes por semana nos dois Estados do Sudeste. Aliados de Serra apostam no crescimento do candidato na região para reverter a vantagem que Dilma Rousseff (PT) alcança no Nordeste.
Pesquisa Datafolha divulgada no final de julho mostra que Serra está à frente em São Paulo, Dilma leva vantagem no Rio, e ambos estão tecnicamente empatados em Minas Gerais.
No Rio de Janeiro, aliados de Serra apostam as fichas na influência do deputado Índio da Costa (DEM-RJ), vice de Serra, sobre o eleitorado fluminense. Em Minas, a estratégia será intensificar a participação de Aécio Neves (PSDB) na campanha, assim como de aliados "estratégicos" no Estado, como Itamar Franco (PPS), que disputa uma vaga ao Senado.
A ordem da cúpula do PSDB é que os candidatos, pelo menos no último mês de campanha, mencionem diariamente o nome de Serra em suas campanhas regionais.
Responsável pela definição da agenda de Serra, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) afirma que a prioridade para os Estados do Sudeste não exclui visitas a outras regiões do país.
"Há outros Estados importantes, como o Amazonas, o Pará e a região Sul do país. Nos oito Estados onde está a maioria da população temos 70% do eleitorado", disse.


Texto Anterior: Análise: Serra evoca o samba de Noel: "Com que roupa"?
Próximo Texto: Bom de lábia, ruim de grana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.