São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartilhas do governo citam candidata do PT

DE BRASÍLIA

O governo federal distribuiu 215 mil cartilhas e 3.000 livros que defendem o aumento da participação da mulher na política.
O material -entregue a congressistas aliados, da oposição e a entidades do setor- faz referência à candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, e a um site divulgado pela campanha da petista que lamenta o fato de o Brasil não ter tido uma mulher presidente.
A cartilha foi oferecida anteontem, em Brasília, aos participantes de uma conferência sobre a mulher na América Latina. A publicação divulga site criado por Sônia Malheiros Miguel, subsecretária de Articulação Institucional da Secretaria de Políticas para Mulheres (www.maismulheresnopoderbrasil.com.br).
Ele contém textos como "o Brasil nunca teve uma mulher na Presidência da República, assim como poucas candidatas ao cargo, fato que não ocorre em outros países". As cartilhas ainda trazem o desenho de um botão verde semelhante ao da urna eletrônica.
Editado em maio, o livro "Mais Mulheres no Poder: uma questão da democracia" traz um discurso de Dilma, então ministra da Casa Civil. Realizado em março de 2009, durante seminário em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ela falou de sua trajetória.
Conforme revelou "O Estado de S. Paulo", há outros discursos do seminário, entre eles o da deputada Luiza Erundina (PSB-SP).
Em nota, a Secretaria de Políticas para Mulheres negou o caráter eleitoreiro do material, que teria custado em torno de R$ 70 mil, e disse que o atraso na divulgação resultou de problemas na liberação de verba.
A nota diz que as publicações só foram distribuídos entre maio e junho, antes do início da campanha.
O advogado do PT, Márcio Silva, fez uma consulta à Advocacia Geral da União para saber se o material teria que ser recolhido, mas foi informado que não houve ilegalidade. A oposição estuda recorrer à Justiça.


Texto Anterior: Presidente 40/Eleições 2010: Blog oficial divulga obras em campanha
Próximo Texto: Presidente 40/Eleições 2010: Para procuradora, Lula usou máquina em favor de Dilma
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.