São Paulo, segunda-feira, 16 de agosto de 2010

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Campanha em SP repetirá "todos contra Alckmin"

Adversários vão criticar governo do Estado, dirigido há 16 anos pelo PSDB

Campanha na televisão e no rádio começa amanhã; tucano vai apresentar realizações como governador


EVANDRO SPINELLI
DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO

Os primeiros programas do horário eleitoral da campanha para o governo de São Paulo no rádio e na TV devem reproduzir a estratégia do primeiro debate entre os candidatos: todos contra Geraldo Alckmin (PSDB).
O tucano vai iniciar o horário eleitoral, amanhã, apresentando suas realizações como governador. Vai dizer que São Paulo melhorou muito e vai continuar melhorando com ele no governo. Alckmin tem feito gravações para o horário eleitoral em obras e equipamentos públicos em várias cidades do Estado.
O programa de Alckmin é feito pela mesma equipe que cuida da propaganda do presidenciável José Serra (PSDB), comandada por Luiz Gonzalez, marqueteiro do próprio Alckmin na derrota da campanha presidencial de 2006 e de Gilberto Kassab (DEM) na eleição para prefeito em 2008. O jornalista Woile Guimarães dirige os programas do candidato ao governo.
O senador Aloizio Mercadante (PT), Celso Russomanno (PP) e Paulo Skaf (PSB), os adversários que contam mais tempo no horário eleitoral, vão apresentar suas propostas em meio a críticas ao governo do Estado, dirigido há 16 anos pelo PSDB -o próprio Alckmin governou por quase seis anos.
O petista, no entanto, não vai levar ao ar ataques desmedidos ao tucano. Augusto Fonseca, marqueteiro que traça as estratégias de campanha do senador, apresentará ao eleitor em cerca de seis minutos um Mercadante mais ameno, umbilicalmente ligado ao presidente Lula. Este, por sua vez, gravou no último sábado participação no programa do senador.
Lula fez um depoimento sobre a importância de Mercadante para o sucesso de seu governo, aprovado por 77% da população, segundo o último Datafolha. A intenção é mostrar que o senador o acompanhou desde o início, e tem créditos pela boa avaliação, mesmo nunca tendo exercido cargo no Executivo.

"QUEM BATE PERDE"
As críticas que serão apresentadas são resultado de pesquisas qualitativas patrocinadas pelo PT desde o início da corrida eleitoral. Foram delas que surgiram temas como o valor dos pedágios e as críticas ao sistema de educação pública estadual em São Paulo.
O grande desafio da campanha petista é equilibrar as críticas e dar ao programa em tom propositivo. "Quem só bate perde", afirmou Mercadante, em entrevista à Folha na última quarta-feira.


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