São Paulo, domingo, 19 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Proximidade com capital explica renda em Niterói

Preço de imóveis no Rio atrai moradores

DO RIO

Os moradores de Niterói, cidade de maior renda domiciliar per capita do Brasil, já se mostraram mais entusiasmados em outras ocasiões em que o município apareceu no topo de rankings de qualidade de vida.
A proximidade da cidade com o Rio explica em boa parte a renda alta para padrões brasileiros.
Na estação hidroviária de Charitas, ponto de partida da viagem que leva ao Rio em pouco mais de 20 minutos, o estacionamento fica sempre lotado de carros de moradores que cruzam a Baía de Guanabara para trabalhar.
Jorge Britto, economista da Universidade Federal Fluminense, afirma que a alta dos preços dos imóveis no Rio atrai cada vez mais gente para Niterói.
Mais população significa mais renda, mas também mais carros, mais trânsito e maior demanda por serviços, o que gera crescimento também em favelas.
"Estão derrubando casas onde moravam cinco pessoas para construir prédios onde viverão 120. O trânsito está cada vez mais caótico, o saneamento não está dando conta, e as favelas só crescem", reclama a executiva Marta Bonan.
"O pessoal do Rio está mudando para cá e o trânsito está virando um inferno. Uma corrida que levava dez ou 20 minutos, hoje a gente chega a fazer em 50", diz o taxista Jorge Mendonça.


Texto Anterior: Renda cresce menos na Grande São Paulo
Próximo Texto: Janio de Freitas: O lado sigiloso
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.