São Paulo, domingo, 23 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

cotidiano em cima da hora

Oito alunos são eliminados por usarem celular durante o Enem

No geral, exame ocorreu sem "grandes incidentes", afirma MEC

DE SÃO PAULO
DE BRASÍLIA


O Inep (instituto de pesquisas do Ministério da Educação) informou que oito candidatos foram eliminados ontem do Enem por postarem mensagens no Twitter, durante o primeiro dia do exame.
Segundo o instituto, os casos ocorreram em Arari (MA), Foz do Iguaçu (PR), Guaíba (RS), Itararé (SP), Rio (RJ), Sananduva (RS), Santarém (PA) e Santo André (SP).
O edital da prova determina que os participantes desliguem o celular ou qualquer equipamento eletrônico ao entrar no local de exame.
"Postei tweets [mensagens no Twitter] quando estava dentro da sala, mas antes de receber a prova", afirmou à Folha o eliminado em Santo André. "Fica parecendo que houve fraude, mas não foi. Só escrevi que estava na sala. Quando recebi o caderno, desliguei o celular."
O Inep disse que seu monitoramento mostrou que as postagens ocorreram "durante a realização das provas".

FILAS E ANSIEDADE
O Inep afirmou que houve confusão na entrada de candidatos em Salvador, São Paulo e Rio, devido a "ansiedade de última hora e impaciência com relação a filas".
Em Campos Belos (GO), um delegado deu voz de prisão a uma fiscal para exigir que um candidato entrasse 1h30 depois do fechamento dos portões. O aluno entrou, mas sua prova foi anulada. O MEC disse que irá tomar providências contra o delegado.
A avaliação do Inep foi que o primeiro dia do exame, que conta com 5,4 milhões de inscritos, "transcorreu sem grandes incidentes". Ontem foi abordado ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e da natureza (química, física e biologia).
Para os professores do cursinho Anglo, os enunciados estavam demasiadamente extensos. Já o Objetivo diz que o exame caminha para o modelo de vestibular tradicional, com menos interpretação e mais conhecimento específico das disciplinas.

Leia mais sobre a prova de hoje do Enem em Cotidiano


Texto Anterior: Produtores dizem que redivisão de royalties inflou arrecadação
Próximo Texto: Motorista bebe, atropela e mata dois jardineiros
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.