São Paulo, quinta-feira, 28 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lula agradece apoio de sindicalistas durante mensalão

BERNARDO MELLO FRANCO
DE SÃO PAULO

Em discurso para dirigentes da CUT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu ontem o apoio dos sindicalistas a seu governo na crise do mensalão.
Sem citar o nome do escândalo, afirmou: "No momento difícil, de uma crise delicada neste país, quem assumiu a defesa do governo não foi nenhum jornal, televisão ou empresário. Foi o movimento sindical e o movimento popular".
O agradecimento foi aplaudido por cerca de 400 sindicalistas, reunidos num hotel em Guarulhos (SP).
O PT deve aceitar neste fim de semana o pedido de refiliação do ex-tesoureiro Delúbio Soares, apontado como operador do esquema.
Lula deu aval ao retorno, mas não se manifestou publicamente e tem evitado perguntas sobre o tema.
Depois de a presidente Dilma Rousseff manifestar preocupação com a inflação, ele disse que o país vive uma "pseudocrise econômica" causada pelos EUA, mas pediu que os sindicalistas fiscalizem os preços no comércio.
Ele culpou a desvalorização do dólar pela alta dos preços no Brasil. "Estão inventando uma pseudocrise econômica, uma inflação."
"O problema da crise econômica não é nosso. A economia mundial está atrelada ao dólar. O país que produz o dólar fez um ajuste interno. Isso repercute no mundo inteiro. É um efeito perverso."
"Nós temos que ser, cada um de nós, homens e mulheres, guerreiros contra a inflação", continuou. "Quem perde com a inflação não é a Dilma, é quem vive de salário nesse país."
Lula ainda disse ter criado a expressão "nunca antes neste país" para provocar a oposição e os antecessores.
Ele recusou o desafio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para disputarem uma nova eleição. "Não temos mais idade para isso. Só se for no além."


Texto Anterior: Ficha Limpa pode barrar candidatura de Delúbio em 2012
Próximo Texto: PT contraria Planalto e articula substituto para Dutra
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.