São Paulo, sábado, 09 de fevereiro de 2002

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Para todos os gostos

Cocos - Alegria e Devoção
Maria Ignes Novais Ayala e Marcos Ayala (orgs.)
Ed. da UFRN (Tel. 0/xx/84/215-3236)
303 págs., R$ 25,00

Este livro tem o poder de nos transportar para pequenos povoados do sertão da Paraíba ou para bairros da periferia de João Pessoa, onde as pessoas se reúnem para a brincadeira do coco. Traz resultados de ampla e minuciosa pesquisa interdisciplinar e apresenta, além de artigos, uma seleta antologia de cocos. Em foco, um diagnóstico da situação atual do gênero, ressaltadas questões sociais, estéticas e metodológicas. Apesar do alerta de que não se trata de resgate da cultura popular, uma vez que "esta brincadeira está bem viva e atuante", impressiona o resultado do material colhido nas idas a campo em que são encontrados os velhos coquistas, os sujeitos sociais responsáveis pela permanência dos cocos. O registro de suas lembranças, saberes e experiências, bem como os das novas gerações, faz deste livro um precioso documento de nossa memória cultural, ao mesmo tempo que ajuda a compreender uma sociedade em agudo processo de transformação.

Mario Reis - O Fino do Samba
Luis Antônio Giron
Ed. 34 (Tel. 0/xx/11/3816-6777)
320 págs., R$ 29,00

Com esta biografia de Mario Reis, o leitor tem acesso a muito mais do que um livro sobre a trajetória do doutor que fez o samba descer o morro e adentrar os grandes salões do Rio de Janeiro dos anos 1920-30. Como um traço a mais de sua personalidade, o excêntrico e vaidoso galã do samba não deixou memórias ou fontes específicas que falassem sobre sua maneira de ver as coisas, além do que é possível depreender de sua obra. Num esforço quase detetivesco, Giron foi reunindo informações que pudessem colaborar na reconstituição dessa trajetória. Além de alcançar seu alvo, o livro oferece outro, talvez ainda mais valioso: apresenta um panorama da nascente indústria cultural brasileira (discos/música, teatro, revistas, rádio, cinema), bem como traz à luz a atividade de muitos artistas que foram parceiros e/ou interlocutores de Reis. Os dados referentes aos primeiros tempos da indústria fonográfica no Brasil são valiosos e fartamente inspirados em material inédito. O vaidoso Mario Reis talvez não gostasse de saber, mas em sua biografia o contexto quase que lhe rouba a cena.

João Gilberto
Zuza Homem de Mello
Publifolha (Tel. 0/xx/11/3351-6341)
128 págs., R$ 9,90

A tarefa não foi simples: apresentar, em linhas essenciais, a especificidade da obra de João Gilberto, sua importância para a cultura brasileira e sua inserção e alcance no panorama da música popular universal. Mas o autor, gabaritado para tanto, fez um texto rico em informações históricas, desde o contexto musical em que João Gilberto floresce e se consolida, até uma cronologia comentada de seus discos, produzidos em várias partes do mundo. A maior conquista do livro, no entanto, está em responder de maneira simples e acessível à questão primordial (e quase técnica): qual é afinal a bossa nova de João Gilberto? As particularidades do ritmo, a maneira diferente de tocar bateria; o violão como mais que um duplo, uma metade e, finalmente, para que tudo esteja no lugar e nada se sobressaia, o jeito de "falar o samba", resgatado de Mario Reis e Orlando Silva, levado ao máximo de sofisticação. Uma bela chance de conhecer a obra do artista, longe do folclore que ronda o personagem.

As Modinhas do Brasil
Edilson de Lima
Edusp (Tel. 0/xx/11/3091-4008)
280 págs., R$ 60,00

Um documento fundamental para a compreensão das raízes musicais brasileiras. Trata-se da edição de manuscritos da Biblioteca da Ajuda, de Lisboa, contendo uma coleção de 30 modinhas do final do século 18, de autoria desconhecida. Revelado em um estudo publicado nos EUA na década de 60, o material se mantinha praticamente inédito. Edilson de Lima situa a modinha brasileira como um gênero de música lírica que descende diretamente da "moda" portuguesa e ressalta a necessidade de que sejam realizadas análises desse estilo musical. Em sua contribuição, além de explorar as especificidades estéticas e estruturais do material, mostra os esforços feitos para a identificação de seus autores, que, em seu conjunto, continuam anônimos. A edição apresenta a transcrição de todas as peças. Completando o requinte do trabalho editorial, o livro traz ainda os fac-símiles das peças e um CD com um primoroso registro musical dessas modinhas.

MARCIA TOSTA DIAS



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