Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Proibição mudou comportamento, diz juiz

DE RIBEIRÃO PRETO

Fernandópolis foi uma das primeiras cidades do Estado a instituir o toque de recolher para menores, em 2005. Autor da medida, o juiz Evandro Pelarin, da Vara da Infância e da Juventude, disse que, além de queda em atos infracionais, a regra causou mudança de comportamento.

"Os pais estão mais presentes e os jovens também passaram a voltar para casa mais cedo", afirmou o juiz.

Quando chegou a Fernandópolis, em 2005, ele diz que foi procurado por setores da sociedade que buscavam solução para o problema envolvendo os menores.

Nas primeiras operações coordenadas por ele, ainda antes da criação do toque de recolher, grupos de 50 a 60 menores eram levados ao Fórum após serem flagrados com bebidas alcoólicas.

Desde que a medida foi colocada em prática, com restrições à circulação de menores após as 23h, ele afirma que a participação de adolescentes em atos infracionais caiu consideravelmente.

A sociedade também se adaptou. Um dos exemplos citados por Pelarin é que casas noturnas, que antes eram frequentadas livremente pelos adolescentes, passaram a realizar festas mais cedo, das 19h às 23h, exclusivas para os menores de 18 anos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.