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Para Estado, voos de carga não causarão problemas

DE RIBEIRÃO PRETO

O Daesp informou ontem que a operação de voos de cargas internacionais, com a frequência que está sendo prevista pela Tead Brasil, não trará impactos às atividades do terminal de passageiros do aeroporto Leite Lopes.

O aeroporto ribeirão-pretano é o que movimenta o maior número de passageiros entre os administrados pelo Daesp. Em 2011, passaram pelo Leite Lopes 1,11 milhão de pessoas, ante um total de 2,57 milhões de todos os outros aeroportos do Daesp juntos.

De acordo com o departamento, o aeroporto de Ribeirão está habilitado para o tráfego internacional de cargas e o projeto foi aprovado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Questionada se os voos de cargas terão de decolar e pousar obrigatoriamente à noite, para não sobrecarregar o aeroporto no período em que o número de voos de passageiros é maior, a assessoria do Daesp respondeu que isso será decisão da Anac.

"As autorizações para as frequências dos voos serão dadas pela Anac. As solicitações são enviadas diretamente para a agência, que irá analisá-las e autorizá-las", afirmou.

UMA DÉCADA

A internacionalização do aeroporto Leite Lopes se arrasta há quase uma década em Ribeirão Preto.

A empresa Tead venceu, em 2003, a licitação para construir o terminal de cargas no aeroporto, mas a estrutura nunca havia saído do papel.

Diversos entraves têm dificultado a internacionalização -o tamanho da pista, por exemplo, é uma das barreiras operacionais que estão tendo de ser equacionadas para que isso ocorra.

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