Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Estresse' motivou o surgimento de área vip

Decisão foi tomada por causa de compras do final do ano, diz Sebrae

Quem investe no cliente supera a concorrência, diz especialista, mas loja deve levar em conta o fluxo e o público-alvo

DE RIBEIRÃO PRETO

O "boom" dos espaços especiais aconteceu depois do final do ano, quando lojistas e shoppings decidiram investir em alternativas "antiestresse", segundo o Sebrae-SP.

Em Ribeirão Preto, a Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) investiu, no final do ano, em tapetes vermelhos e bancos de madeira, padronizados, colocados em frente às lojas.

"Os lojistas que investirem nisso estarão à frente [da concorrência]", diz Gustavo Carrer, consultor do Sebrae-SP.

Lojas em shoppings já têm a vantagem de o centro comercial possuir sofás e "lounges", além de praça de alimentação. Mas, antes de criar alternativas, Carrer disse que é preciso avaliar o que e como deve ser implantado.

Segundo ele, os lojistas devem levar em conta o fluxo de clientes e o público-alvo: lojas para adolescentes, por exemplo, não necessitam de sala para o marido esperar.

"É preciso reservar espaço para que os homens se sintam à vontade. Em uma loja de lingerie, por exemplo."

Para o terapeuta financeiro Humberto Machado, as mulheres estão cada vez mais à frente das finanças da casa. "Ela leva o marido para a loja porque quer a companhia dele, e não porque precisa de seu dinheiro", afirmou.

Carrer disse que as mulheres tendem a gastar menos quando estão acompanhadas dos maridos. No entanto, diz ele, têm mais autonomia para comprar o que querem.

Há locais que tentam "prender", também, os filhos das clientes. Em menor proporção que os espaços reservados para os maridos, há lojas que começam a investir em alternativas.

Na Maria Morelli -no Extra, na zona sul-, mesinha com cadeiras, gibis e quebra-cabeças "acalmam" os pequenos enquanto as mães compram. A tática tem dado resultados positivos, disse a gerente Michelle Costa, 29.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.