Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Berço da Festa do Peão é doado a Barretos

Deputados autorizam o Estado a ceder o recinto, com problemas estruturais, à cidade

Silva Junior/Folhapress
Vista do recinto Paulo de Lima Corrêa, em Barretos; Assembleia Legislativa aprovou a doação do espaço à prefeitura
Vista do recinto Paulo de Lima Corrêa, em Barretos; Assembleia Legislativa aprovou a doação do espaço à prefeitura

DE RIBEIRÃO PRETO

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou projeto de lei que autoriza o governo do Estado a doar à Prefeitura de Barretos o recinto Paulo de Lima Corrêa, local onde começou a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro.

Atualmente, o evento acontece em local privado, no Parque do Peão, localizado também na cidade.

Com a doação, a prefeitura terá de lidar agora com outros problemas.

Apesar de tombado há dois anos pelo Condephaat, órgão estadual de defesa do patrimônio, o recinto ainda não foi restaurado.

Como a Folha já revelou, o local está tomado por mato e por cupins. Faltam fiação elétrica e tubos hidráulicos onde antes já existiu uma cozinha. Apenas a arena do recinto está preservada.

Segundo o secretário da Cultura, Osvaldo Caiel Filho, a doação era parte necessária para dar andamento ao pedido de R$ 7,5 milhões ao Ministério do Esporte.

A ideia é transformar a área em um polo de hipismo -com intenções até de que seja um centro de treinamento de futuros talentos.

Mas a proposta não é consenso. A Arplic, associação de defensores do recinto, não quer que as raízes caipiras sejam descaracterizadas.

Presidente da Arplic, Elisete Tedesco diz não ser contra um centro de hipismo, desde que haja espaço para o museu caipira e o cultivo de tradições como aulas de berrante e de culinária tropeira.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.