Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Abertura deve discutir novo Código Florestal

Relator do texto, Aldo Rebelo será homenageado hoje por ruralistas

Código é peça-chave por definir áreas que devem ter vegetação conservada e as que podem ser utilizadas

Silva Júnior/Folhapress
Máquinas expostas em uma das ruas da Agrishow, que começa hoje em Ribeirão Preto
Máquinas expostas em uma das ruas da Agrishow, que começa hoje em Ribeirão Preto

DE RIBEIRÃO PRETO

Como no ano passado, quando o novo Código Florestal já estava em discussão no Congresso Nacional, o tema deve predominar na Agrishow 2012, já que a legislação ambiental acaba de ser aprovada em Brasília.

O código afeta diretamente o agronegócio e, embora a aprovação da Câmara dos Deputados flexibilize regras ambientais para a agricultura, o embate político ainda não terminou, porque a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), pode vetar a lei.

Políticos que defendem a posição dos ruralistas já confirmaram presença na Agrishow, entre eles a senadora Kátia Abreu (PSD) e o deputado federal Duarte Nogueira (PSDB).

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PC do B), será homenageado durante a feira. O setor quer "reconhecer" o papel do atual ministro na formatação da legislação, já que ele era o relator do texto no ano passado.

O Código Florestal é uma peça-chave na legislação ambiental brasileira, porque define as áreas que devem ter a vegetação conservada e as que podem ser utilizadas para a agricultura e a pecuária.

Aprovado em 1965, o código ficou obsoleto. Produtores rurais dizem que ele impede o avanço do agronegócio, enquanto ambientalistas argumentam que ele nunca foi cumprido e que é possível produzir mais sem desmatar.

Um decreto de 2008 estabeleceu punições para quem o desrespeitasse. Após quatro anos, o Congresso aprovou o novo texto, que segue para sanção ou veto da presidente Dilma.

Também são esperados na feira o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), e os ministros Mendes Ribeiro (Agricultura) e Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), entre outros.

O presidente da Agrishow, Maurilio Biagi Filho, afirmou que a presidente Dilma, convidada, ainda não confirmou presença na feira.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.