Ribeirão Preto, Quarta-feira, 01 de Julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ribeirão tem 5º caso de gripe suína confirmado

Paciente é mulher de 43 anos que foi ao Chile; há mais nove casos suspeitos

Vigilância vai monitorar casos de suspeitos sem complicação apenas por telefone, em vez de atendimento domiciliar


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto confirmou ontem o quinto caso de gripe suína na cidade. A nova paciente infectada pelo vírus influenza A (H1N1) é uma mulher de 43 anos que retornou do Chile no dia 22 e, desde então, está em isolamento domiciliar.
A Vigilância Epidemiológica monitora nove casos suspeitos. Ontem foi divulgado que três novos pacientes que têm suspeita de estarem com a doença. Um deles é um menino de sete anos, primo do garoto de seis anos que foi infectado pela mãe e é, até agora, o único caso de gripe contraída na cidade.
Segundo a secretaria, os primos tiveram contato antes do aparecimento dos sintomas no menino doente.
Outro caso monitorado é o de um jovem de 14 anos, filho de uma mulher que voltou da Argentina e que já estava sendo acompanhada pela Vigilância por suspeita da doença. A secretaria não soube informar se o garoto viajou com a mãe ou se pode se tratar de mais um caso autóctone -transmitido dentro do município.
O órgão informou que o jovem não frequentou a escola na semana passada e, portanto, não há necessidade de monitoramento da instituição.
A vigilância acompanha também uma mulher de 27 anos que esteve no Chile. Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar. Dois casos suspeitos foram descartados ontem pela secretaria. Entre eles, o de uma colega de trabalho da cabeleireira que foi a segunda mulher infectada na cidade.
Desde ontem, pacientes com suspeita de gripe que não apresentam complicações passaram a ser monitorados pela Vigilância por telefone. Antes, era feito o acompanhamento presencial, com medicação.
Segundo a chefe de Vigilância Epidemiológica de Ribeirão, Ana Alice de Castro e Silva, a mudança foi determinada pelo Ministério da Saúde.
São Paulo é o estado com mais casos confirmados da doença: até a tarde de ontem, eram 308.


Texto Anterior: Saiba mais: Pesquisa da USP aponta erros em documentos
Próximo Texto: Condomínio deve ligar esgoto em 60 dias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.