Ribeirão Preto, Quarta-feira, 04 de Março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Aprovada na Fuvest após ação judicial, caloura com visão subnormal inicia aula

DA FOLHA RIBEIRÃO

Marília Gabriela Ribeiro Peres, 20, sofre de visão subnormal. Tem dificuldade para enxergar letras, números, textos e gráficos. Prestou vestibular por dois anos, mas não conseguia superar as dificuldades. Pediu à Fuvest, Unicamp e Unesp que providenciasse uma prova especial, mas não obteve sucesso.
Partiu, então, para a Justiça. Entrou com uma ação e venceu: a Fuvest teve que elaborar uma prova especial para ela, com descrições detalhadas de gráficos, mapas e charges, além de fontes maiores. Resultado: foi aprovada em pedagogia na USP de Ribeirão Preto, que agora se mobiliza para ajudá-la.
A coordenação do curso já adiantou que pretende providenciar um gravador digital, para que ela possa gravar e ouvir as aulas. Outra ideia, discutida em reunião realizada anteontem, é digitalizar textos e até as provas, para que um software especial possa ditá-los verbalmente. As provas também poderão ser ditadas pelo computador à estudante, que terá mais tempo para terminá-las.
"É o primeiro caso do tipo que temos conhecimento. Vamos encaminhar esses pedidos à nossa chefia e marcamos reuniões com os professores dela. Estamos mobilizados pelo aprendizado da Gabriela", disse Noeli Rivas, coordenadora do curso.
Ao longo da vida, Gabriela usou sua memória como principal alternativa. "Eu enxergo bem no dia-a-dia, o problema é na hora de ler, de interpretar informações. Meus professores do ensino médio entendiam isso e aplicavam provas orais ou provas que não precisavam de figuras ou mapas", disse.
Segundo a oftalmologista Maria Cristina Zanatto, especialista em visão subnormal, pessoas com essa deficiência podem levar uma vida normal. "Tenho pacientes que fazem doutorado. Há recursos ópticos que podem melhorar a visão e facilitar a vida das pessoas", disse. (LUCAS REIS)


Texto Anterior: Usina dá um mês de licença remunerada a 750
Próximo Texto: Venda de carro zero cai 21% em Ribeirão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.