Ribeirão Preto, Quarta-feira, 04 de Novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homicídios aumentam 47% na região

No terceiro trimestre do ano, a região de Ribeirão teve 56 homicídios, ante os 38 casos do mesmo período do ano passado

Foram 29 assassinatos em Ribeirão Preto no acumulado dos nove primeiros meses deste ano; em 2008, foram 25

DA FOLHA RIBEIRÃO

No dia 13 de setembro, um tiroteio ocorrido na praça do distrito de Cruz das Posses terminou com a morte de Éverson de Lima, 21. Os suspeitos do crime cercaram a vítima, atiraram e fugiram de bicicleta. Duas pessoas que estavam em uma sorveteria foram atingidas nas pernas por balas perdidas.
A morte de Lima em Cruz das Posses foi um dos 56 homicídios dolosos (quando há intenção de matar) registrados no terceiro trimestre do ano na região formada por 93 cidades sob jurisdição do Deinter 3 (Delegacia de Polícia Judiciária do Interior).
Em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, a Secretaria de Estado da Segurança Pública informa que os casos de homicídio recuaram na comparação entre o terceiro trimestre de 2009 com os três meses anteriores. Segundo os números da SSP, foram 56 casos de julho a setembro, ante os 62 homicídios de abril a junho.
Porém, quando se compara o terceiro trimestre de 2009 com o mesmo período do ano passado, o que se constata é o aumento de 47% no número de homicídios. De julho a setembro deste ano, a região do Deinter 3 teve 56 homicídios, enquanto no mesmo período de 2008 foram 38 casos.
Em 2008, a Polícia Civil esteve em greve de agosto a novembro. Por isso, o Estado afirma que há subnotificação de crimes nesse período -flagrantes e crimes mais graves, como homicídios, eram registrados.
No acumulado dos nove primeiros meses deste ano nas quatro maiores cidades da região, Ribeirão Preto, Franca e Araraquara registraram aumento nos casos de homicídios. Em percentuais, a maior alta ocorreu em Franca, onde os homicídios saltaram de sete, em 2008, para dez em 2009, um aumento de 42,8%.
Apesar dos três casos a mais no período, o delegado assistente da Delegacia Seccional de Franca, Alan Bazalha Lopes, disse que a situação ainda está dentro da média dos anos anteriores e não preocupa.
Segundo Lopes, a taxa de delitos por 100 mil habitantes em Franca foi de 3,32 em 2008 e, segundo ele, o ano de 2009 deve fechar perto desse mesmo índice. "Só quando a taxa está acima de dez é que se torna um problema endêmico", disse.
Em Ribeirão Preto, o total de homicídios cresceu 16% neste ano, passando dos 25 para 29 casos no acumulado de nove meses. Já em Araraquara, o aumento foi de 15,3%. Em São Carlos, o número neste ano é o mesmo que em 2008: 13 casos.


Texto Anterior: Acidentes caem 50% no feriado, mas mortes sobem
Próximo Texto: Furtos e roubos de veículos crescem e seguro deve ter alta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.