Ribeirão Preto, Quarta-feira, 08 de Abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calote tem aumento de 6% no 1º trimestre do ano em Ribeirão

Situação se agravou em março, com alta de 12% na inadimplência, diz SCPC

BRUNA SANIELE
DA FOLHA RIBEIRÃO

A inadimplência no comércio de Ribeirão Preto apresentou crescimento de 6% no primeiro trimestre do ano, aponta o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).
Além de mais títulos terem sido incluídos no SCPC, menos consumidores estão pagando seus débitos, já que, no acumulado do trimestre, os pedidos de exclusão foram 19% menores neste ano.
Para a coordenadora do SCPC, Elizabeth Paez, o desemprego é a principal causa da inadimplência. "O começo do ano é uma época de impostos e tem um aumento normal da inadimplência. Desde o final de 2008, nós tivemos notícia do aumento do desemprego e o número de exclusões é o reflexo da crise", afirmou ela.
Somente no mês de março, o total de inclusões teve alta de 12%, chegando a 14.479, ante as 12.935 do mesmo período do ano passado. As exclusões, por sua vez, caíram 44% (veja quadro acima).
"Houve um movimento muito bom de vendas no final de 2008, com crescimento de 4% a 6% no setor. Grande parte dessa inclusão se deve a consumidores que não conseguiram quitar as dívidas feitas no final do ano. A crise chegou mais pela inadimplência do que pelas vendas", disse Antônio Vicente Golfeto, diretor do Instituto de Pesquisas Sociais da ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto).


Texto Anterior: Justiça: STF veta cobrança de IPI de fábrica
Próximo Texto: Crescem as internações por doença respiratória na região
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.