Ribeirão Preto, Quinta-feira, 09 de Julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo galpão tem capacidade para metade do lixo

DA FOLHA RIBEIRÃO

As 35 pessoas da cooperativa responsável pelo serviço de reciclagem do lixo coletado pela Leão Ambiental serão transferidas no final deste mês para um galpão construído no bairro Branca Sales, onde haverá esteira e prensa para separação de materiais. A informação é da secretária da Assistência Social, Maria Sodré.
O novo local, embora tenha melhor infraestrutura, também só comporta a metade do lixo reciclável coletado diariamente na cidade, segundo a secretária. Por esse motivo, o lixo excedente vai continuar sendo "estocado", diz Sodré.
A permissão para o uso da nova usina de reciclagem do Branca Sales é provisória. O novo galpão, construído sem licença prévia na gestão anterior, do prefeito Welson Gasparini (PSDB), está em uma área onde, de acordo com o Plano Viário do município, há previsão de uma avenida.
Por causa disso, a Secretaria da Assistência Social estuda a construção de uma usina com maior capacidade e definitiva, provavelmente no bairro Adelino Simioni, na zona norte.
Além do projeto de construção de uma usina definitiva, a secretaria tenta negociar a venda do lixo que não é reciclado para empresas que fariam o reaproveitamento. A ideia é conseguir interessados em comprar o material da cooperativa antes que os recicladores façam a triagem do lixo.
A proposta foi apresentada ao promotor do Meio Ambiente Urbano, Sebastião Donizeti Lopes, que concordou com a transferência dos cooperados.
Há três semanas, Lopes havia desautorizado a medida porque o galpão construído no Branca Sales ainda não tinha licença de funcionamento. Um dos motivos era a falta de atestado de segurança dos equipamentos de trabalho.



Texto Anterior: Promotor pretende investigar destino do lixo reciclável
Próximo Texto: Condomínio vai gerar 200 empregos em São Carlos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.