Ribeirão Preto, Quarta-feira, 10 de Março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greve tem adesão de 35% em Ribeirão

De 28 escolas estaduais procuradas pela reportagem ontem, dez estavam sem aulas e dez não atenderam

ADEMIR TERRADAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

A greve dos professores da rede estadual deixou muitos alunos sem aula ontem em Ribeirão. A Folha ligou para 28 escolas e verificou que a greve atinge pelo menos dez delas, ou 35%: em seis, a paralisação é total e em quatro, parcial.
Em outras dez, ninguém atendeu a ligação. Já oito estavam funcionando normalmente, sendo que seis atendem apenas a alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental (1ª a 4ª séries).
Pelos cálculos da Apeosp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), a adesão à greve saltou dos 20% registrados na segunda-feira para 50% ontem. Já a Secretaria de Estado da Educação não divulgou estimativa do índice de adesão.
Só em Ribeirão, a rede tem 2.500 professores efetivos. Para a Apeoesp, 1.200 estão de braços cruzados e 32 das 67 escolas estaduais estão fechadas.
O setor pede reajuste salarial de 34,3%, incorporação de gratificações e fim das provas para seleção de temporários.
"A meta é aumentar esse índice amanhã [hoje], já que algumas escolas ainda vão entrar em greve", afirmou o presidente regional da entidade, Mauro da Silva Inácio.
Na sexta-feira, a Apeoesp realiza assembleia para definir se mantém a paralisação.
À Folha a secretaria informou que não vai negociar com o sindicato dos professores enquanto houver greve. Discurso diferente de anteontem, quando afirmou que praticamente não havia paralisação.
Até o fechamento desta edição, a secretaria não havia divulgado estimativa dos índices de paralisação registrados no Estado e na região de Ribeirão.


Texto Anterior: Prefeitura tenta regularizar prédios de escolas municipais
Próximo Texto: Região ganha quase um médico por dia em dois anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.