Ribeirão Preto, Quinta-feira, 11 de Agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bosque planeja construir um aquário

Projeto, ainda não detalhado pela Prefeitura de Ribeirão, prevê investimento de R$ 1,1 milhão na construção

Abertura de licitação para contratar empresa para obra foi publicada no "Diário Oficial do Município" em julho


ANA SOUSA
DE RIBEIRÃO PRETO

Além de instalar 18 câmeras para o monitoramento do fluxo de visitantes no Bosque Fábio Barreto, a Prefeitura de Ribeirão planeja investir R$ 1,1 milhão na construção de um aquário no zoológico.
A abertura de licitação para a contratação da empresa que vai construir o aquário foi publicada no "Diário Oficial do Município" no final do mês julho, mas a prefeitura não falou sobre o projeto.
De acordo com a assessoria de imprensa da administração municipal, dados sobre as proporções do aquário, o número de peixes e a previsão de inauguração só serão divulgados pela prefeita Dárcy Vera (DEM).
A iniciativa não será inédita no zoológico. O bosque já teve 11 pequenos aquários, que foram fechados em meados de 2004 para uma reforma e, desde então, não foram reabertos.
Segundo o presidente da Sociedade de Zoológicos do Brasil, Luiz Pires, o número de zoológicos que possuem aquários integrados são poucos. Entre eles se destacam os de Belo Horizonte (MG), Camboriú (SC), Bauru (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
"Na última década é que os zoológicos começaram a instalar aquários. Antes disso, pouco se dava atenção para a preservação dos peixes", afirma Pires.
A manutenção dos aquários, diz o especialista, não é mais cara que a de um recinto normal, mas há a necessidade de um gerador de energia reserva para evitar que os sistemas de filtragem sejam prejudicados.
Segundo Pires, os aquários têm uma função fundamental nos projetos de educação ambiental porque colocam as pessoas em contato com espécimes que muitas vezes desconhecem.
"A maioria das pessoas costuma ter contato com peixes quando vão se alimentar. Por isso, não percebem a riqueza e a beleza deles."
Assim como recintos de mamíferos, répteis e aves, os aquários também são regulamentados pelo Ibama (instituto do meio ambiente).


Texto Anterior: Capivaras "fecham" parque em Campinas
Próximo Texto: Entidades protestam contra violência em retirada de favela
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.