Ribeirão Preto, Sábado, 13 de Dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Mil prontuários em postos de saúde serão destruídos

DA FOLHA RIBEIRÃO

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto irá destruir cerca de mil prontuários médicos e fichas de pacientes, já velhos e corroídos por insetos. Os documentos estão guardados na UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) do Sumarezinho, na região oeste da cidade.
A unidade é administrada pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). Segundo o secretário Oswaldo Cruz Franco, as fichas se deterioraram por causa do tempo e porque foram atingidas por chuvas, por causa de problemas no telhado -uma situação comum nas unidades de saúde, de acordo com Franco.
"Volta e meia está chovendo em nossas unidades. O que acontece é que a maioria dos prédios é velha e precisa de constante manutenção", afirmou o secretário.
Entre as fichas que serão destruídas estão escalas de funcionários e controle de radiografias.
A última "vítima" das chuvas foi a UBS (Unidade Básica de Saúde) Nelson Barrionovo, no Campos Elíseos.
Como o telhado passava por reforma, uma chuva na madrugada de ontem alagou a recepção, quatro consultórios e o corredor central. A água atingiu parte do arquivo, mas as pastas foram trocadas e os documentos estavam intactos.
Segundo Franco, a secretaria tem feito na atual gestão uma microfilmagem de todos os prontuários antigos, para evitar que eles estraguem. O trabalho está sendo feito em toda a rede, incluindo a administração.
Porém, documentos muito velhos, em que não é possível mais ler nem o nome do paciente, serão destruídos.
Um decreto estadual, de 1978, determina que arquivos com prontuários médicos sejam preservados até cinco anos. Segundo Franco, a maior parte dos documentos que estão deteriorados já ultrapassou esse prazo.
(JULIANA COISSI)


Texto Anterior: Foco: Sem-teto dizem que ficarão em áreas invadidas até conseguirem moradias
Próximo Texto: Praças centrais ficam prontas em 2009
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.