Ribeirão Preto, Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Franca tem o pior desempenho em emprego no setor industrial

Em novembro, desemprego na cidade subiu 1,9%, indica pesquisa do Ciesp

DA FOLHA RIBEIRÃO

Franca teve o pior desempenho entre todas as regionais do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em novembro. De acordo com levantamento da instituição divulgado ontem, o desemprego na cidade subiu 1,9% na cidade.
A queda foi impulsionada, principalmente, pela indústria de calçados e couro, que caiu 4,15%, e de borracha e plástico, que caiu 2,19%.
De acordo com o presidente do Sindifranca, José Carlos Brigagão do Couto, novembro, tradicionalmente, é o período em que as indústrias do setor demitem funcionários.
"Os produtos que tinham para ser produzidos já foram entregues, agora tem que esperar voltar os pedidos", disse.
Em geral, segundo ele, as contratações ocorrem entre fevereiro e março, mas, no próximo ano, esse cenário pode mudar, a depender dos pedidos feitos à indústria na Couromodas, maior feira do setor, que acontece em janeiro.
Segundo Brigagão, apesar da queda nas exportações, o bom desempenho da economia tende a aumentar o número de pedidos no início do ano, o que antecipará as contratações. Cerca de 130 indústrias da cidade estarão presentes na feira.
Além Franca, Araraquara também teve desempenho negativo em novembro. Na cidade, o nível de emprego caiu 1,3% em novembro, o terceiro pior desempenho do Estado. No ano, porém, Araraquara lidera no crescimento do emprego, com alta de 22%.
A cidade se beneficia, principalmente, do aquecimento das vendas no setor siderúrgico. Matão também teve desempenho em 2009, com alta de 16,4% no acumulado no ano.


Texto Anterior: Foco: Trabalhadores deixam Dobrada depois da safra e "aliviam" prefeitura
Próximo Texto: Painel Regional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.