Ribeirão Preto, Quinta-feira, 17 de Setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Monomotor cai e mata instrutor de voo

Nilson Rogério Luzenti morreu no local e o empresário Paulo César Ciene foi internado em estado grave

LUCAS REIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

A queda de um monomotor provocou a morte de um instrutor de voo e deixou um empresário em estado grave, na manhã de ontem, às margens da pista do Aeródromo Santa Lydia, em Ribeirão Preto.
O avião, um ultraleve modelo Bravo 700, caiu perto da rodovia Mário Donegá às 9h. O instrutor de voo Nilson Rogério Luzenti, 41, morreu no local. O empresário Paulo César Ciene, 50, em treinamento, foi internado em estado grave no Hospital São Lucas. Eles ficaram presos nas ferragens.
Ciene foi submetido a uma cirurgia para a reconstrução da face e, segundo boletim médico divulgado no início da noite de ontem, seu estado de saúde era grave e ele era mantido vivo com drogas vasoativas e respiração mecânica.
A Polícia Civil vai investigar o caso, já que a aeronave não possuía registro na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o que não é obrigatório.
"Não havia nenhum problema em relação à documentação da aeronave, nem do instrutor. O local do treinamento também era adequado. Mas, houve uma morte, e temos que apurar a causa dela", disse o delegado Carlos Araújo Garcia, do 6º Distrito Policial.
Após vistoriar os destroços do monomotor, Francisco Cherutti Galindo, representante técnico da Associação Brasileira de Ultraleves, disse que, provavelmente, uma falha humana causou o acidente.
"Dificilmente ocorreu uma falha mecânica na aeronave. Mas, o que de fato aconteceu no ar somente o aluno que sobreviveu poderá dizer", disse o especialista, que é construtor de aeronaves. Ele tem duas teorias para os momentos que antecederam o acidente.
"O instrutor pode ter tido um mal súbito, e o aluno talvez não tivesse dado conta de pousar. Outra hipótese é a de que o aluno tenha ficado nervoso e feito alguma manobra que o piloto não conseguiu corrigir", disse.


Texto Anterior: Hospital limita bênçãos de padres a pacientes
Próximo Texto: Aviação: Por atraso, TAM é condenada a indenizar médico de Ribeirão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.