Ribeirão Preto, Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região mantém domínio no ranking da cana no país

Sete cidades estão entre as 11 maiores produtoras

LUCAS REIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

A região se mantém soberana no topo do ranking nacional de produção de cana-de-açúcar, revela a Pesquisa Agrícola Municipal divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), elaborada com dados de 2007.
Entre os 11 maiores produtores de cana do país, sete são da região e quatro ocupam as primeiras posições -Morro Agudo, Guaíra, Miguelópolis e Barretos. Batatais (7º) e Ituverava e Jaboticabal (empatados em 10º) completam a lista.
Os municípios de Guaíra, Ituverava e Miguelópolis se destacam pelo grande avanço na produção. Guaíra saltou da 19ª para a segunda posição no país, com um aumento de 106% em sua produção. Ituverava passou de 30º para 10º, com alta de 66,6% na produção. Já Miguelópolis foi da 43ª para a 3ª -a produção saltou de 1,7 milhão para 4,7 milhões de toneladas (176% de alta). No país, a produção cresceu 20,2%.
De acordo com Sérgio Prado, diretor regional da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), a alta remuneração da cana vem motivando produtores a optar pela monocultura.
"Nos últimos anos, especialmente nas últimas safras, a cana tem sido atrativa porque remunera bem. E a região de Ribeirão já é tradicional na cana, tem usinas instaladas há muito tempo. O produtor independente sabe que não vai ficar sem mercado", disse.
Para o engenheiro agrônomo Carlos Alberto da Silva, da Casa de Agricultura de Miguelópolis, a queda no preço dos grãos motivou o plantio da cana. "Há dois anos, o produtor viu que o preço da soja caiu. Outros grãos também tiveram queda. A cana foi a saída", disse. Em Guaíra, o engenheiro agrônomo Cândido Miele Júnior, da Casa de Agricultura, concorda. "Há três anos, a agricultura de grãos foi jogada às traças, abandonada."


Texto Anterior: Prorrogação da safra ameaça o Natal de 5.000 migrantes
Próximo Texto: Foco: TV que bóia-fria comprou de presente para a mãe chegará atrasada ao MA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.