Ribeirão Preto, Sábado, 19 de Junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

154 ANOS ESTRANGEIROS

Suíço vê a Ribeirão de favelas e mendigos

Jovem de 24 anos visita o Brasil a cada 2 anos desde que era criança

Trabalhando com ONG de Ribeirão há 3 meses, Rafael Luiz se mostra impressionado com a união dos mais pobres

DE RIBEIRÃO PRETO

Diferentemente dos estrangeiros que conhecem o país já adultos, o suíço Rafael Luiz Fernandes Pinheiro, 24, cresceu com o Brasil.
Rafael, "com "f" mesmo" logo justifica o nome tão brasileiro. "Meu pai é do Rio de Janeiro, minha mãe é que é suíça. Lá, as pessoas levam o sobrenome só do pai."
A ligação com o Brasil começou quando o pai, Luiz, mudou-se para Berna, capital da Suíça, para integrar a União Postal Universal, da ONU. Luiz casou-se com Ursula e teve dois filhos. Desde então, a cada dois anos, a família visita o Brasil.
Rafael já conheceu o Nordeste, Brasília (DF) e Bonito (MS). "Os amigos brincam que conheço mais o Brasil do que muito brasileiro."
Universitário na Suíça, Rafael decidiu que queria conhecer um outro Brasil. "Eu queria fazer um estágio social. Conhecia o Brasil turístico, mais rico. Eu queria conhecer a parte mais pobre."
Rafael inscreveu-se em um estágio e pesquisou ONGs que realizam trabalhos sociais. Encontrou a Casa das Mangueiras, que trabalha com crianças em Ribeirão.
A Ribeirão que Rafael desvenda há três meses é desconhecida de muitos ribeirão-pretanos. "Visitei favelas, a Fundação Casa [ex-Febem], trabalhei com mendigos."
O suíço conta ter se impressionado com a união dos mais simples. "São pessoas que vivem com pouco, na miséria, mas são unidas, ajudam uns aos outros."
Rafael deve passar o próximo mês viajando pelo Brasil, antes de retornar à Suíça. A despedida pode ser temporária. "Gosto do jeito acolhedor do brasileiro."
No futebol, Rafael torce pelo time suíço Young Boys. Na Copa, aposta que a África do Sul será campeã. (JC)


Texto Anterior: Clima quente e amor conquistam inglês
Próximo Texto: Contraste impressiona estudante da Dinamarca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.