Ribeirão Preto, Quinta-feira, 21 de Abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TJ devolve a Ribeirão ação contra Marcelo Cury

Juiz terá de confirmar se o usineiro deve ou não ir a julgamento popular

Cury foi denunciado sob suspeita de matar dois homens e ferir outro, em 1997, em uma briga na zona sul de Ribeirão
DE RIBEIRÃO PRETO

O TJ (Tribunal de Justiça) do Estado devolveu para o Fórum de Ribeirão o processo que envolve o usineiro Marcelo Zacharias Afif Cury, denunciado sob suspeita de matar a tiros duas pessoas e ferir uma terceira, em 1997, em uma briga na zona sul.
O TJ quer que a Vara do Júri de Ribeirão confirme, ou não, a sentença de pronúncia do juiz José Roberto Bernardi Liberal, que em junho do ano passado decidiu que Cury deveria ir a julgamento.
Com a decisão de Liberal em 2010, foram três pronúncias para que o usineiro fosse levado a júri popular.
Nas outras vezes, as decisões foram do juiz Luiz Augusto Teotônio. O TJ as anulou, porém, por entender que houve prejulgamento.
Com o vai e vem do processo entre o Fórum e o TJ, 14 anos já se passaram desde o fato. O advogado Heráclito Mossim, assistente de acusação, afirma que a demora colabora para a prescrição.
"Já se passaram 14 anos e, se ele [Cury] for a júri e pegar 12 anos, por exemplo, já estará praticamente prescrito".

O CASO
No dia 5 de abril de 1997, um sábado, Cury se envolveu em uma briga próxima a uma choperia, em Ribeirão. Ele foi denunciado sob suspeita de atirar em Marco Antônio de Paula, João Falco Neto e Sérgio Nadruz Coelho.
Os dois primeiros morreram e o terceiro precisou ser internado em estado grave, mas sobreviveu aos tiros.
Na fuga para sua fazenda, em Araraquara, Cury saiu em companhia do gerente Arquimedes Ramos Neto em um Audi, que capotou. Ramos Neto morreu.
Com sucessivos recursos da defesa, o usineiro seguiu durante todo o processo em liberdade. Desde o início, ele alega legítima defesa.
A Folha tentou ouvir o advogado de Cury ontem, mas não conseguiu.


Texto Anterior: Justiça proíbe abertura de comércio amanhã
Próximo Texto: Mulher morre com suspeita de dengue
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.