Ribeirão Preto, Domingo, 23 de Agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Painel Regional

ELIANE SILVA - painelregional@uol.com.br

Investigar todos

O PT quer sim a apuração de todas as suspeitas de irregularidades no Senado. Quem afirma é o presidente estadual do partido e ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva. Só que, diz ele, essa apuração tem que incluir todos os partidos e ser feita de forma isenta por uma entidade como o Ministério Público Federal. Edinho diz que atos secretos, privilégios, pagamentos indevidos de passagens aéreas e troca de insultos têm manchado a imagem dos políticos e do Senado, mas, agora, não basta só apurar. "Temos que debater e viabilizar uma reforma política profunda e que mexa com a estrutura de representatividade do Congresso", diz ele, pré-candidato a deputado estadual.



Ataque. José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado, foi alvo do secretário de Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano, na semana passada, durante discurso na Câmara de Ribeirão Preto. Ele afirmou que políticos "como os "Sarneys da vida'" fazem política para ficar empregando parentes.

Que aliança? Questionado sobre os efeitos futuros da crise em Brasília na aliança entre PSDB e PMDB no Estado de São Paulo, Graziano desconversou. "Quem cuida desse assunto é o secretário Aloysio [Nunes Ferreira, da Casa Civil]."

Recorde. Acontece hoje na Câmara de Ribeirão Preto a eleição dos cinco titulares e cinco suplentes do Conselho Tutelar 1 do município, que terão mandato com duração de três anos. A eleição tem um recorde de candidatos inscritos para o cargo: 157. Antes, o máximo era 40 concorrentes.

Sem ECA. Isso ocorre porque a Justiça derrubou, depois de ação de reprovados na primeira prova, a necessidade de os candidatos terem experiência de três anos no trato com crianças e adolescentes e conhecimento do ECA.

Urna. A remuneração para a jornada de 40 horas semanais é de R$ 1.442. Na última sexta-feira, o promotor Naul Felca se reuniu com os candidatos para dar instruções sobre a eleição, que será eletrônica.

Educação. Oito cidades da região tiveram seus planos plurianuais de educação validados pelo MEC e terão verba para executar ações do programa Brasil Alfabetizado neste ano.

Educação 2. Foram beneficiadas as cidades de Guará, Itápolis, Motuca, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Sales Oliveira, São Carlos e Viradouro. Elas vão receber um total de R$ 58.887,50.

Com MARCELO TOLEDO e VERIDIANA RIBEIRO


Texto Anterior: Sete cidades da região perdem repasse para a merenda escolar
Próximo Texto: Em 5 anos, boia-fria corta 1,5 t de cana a mais por dia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.