Ribeirão Preto, Domingo, 23 de Outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Bosque recebe elefanta que estava no exterior havia 5 anos

ELIDA OLIVEIRA
DE RIBEIRÃO PRETO

Uma das estrelas do Circo Kroner, a elefanta asiática Mayson, 38, três metros e quatro toneladas, chegou ao bosque de Ribeirão Preto.
Mayson está em período de quarentena (quando fica isolada de outros animais) para se adaptar ao ambiente e ainda não pode ser visitada.
Um recinto de 1.800 metros quadrados está sendo construído no local para recebê-la, com lago e fosso de segurança, conforme as normas estabelecidas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
A expectativa é que o novo espaço fique pronto em 120 dias -somente então os visitantes poderão vê-la.
Mayson estava havia cinco anos fora do Brasil, em temporada pelo Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai.
O tour aconteceu ao mesmo tempo em que Estados e municípios brasileiros passaram a proibir espetáculos circenses com animais. Um projeto tramita no Congresso para tornar a regra nacional.
Na volta ao país, Alexandre Klein, dono do Circo Kroner, passou a procurar uma solução para Mayson.
"Tive propostas milionárias para ela ficar no Chile, no Uruguai, mas ela está com a gente há 23 anos, queríamos mantê-la perto da família", disse Klein, que é de Ribeirão.
O bosque-zôo Fábio Barreto aceitou o desafio de recebê-la -segundo o chefe do zoológico, Alexandre Gouveia, é necessário cumprir uma série de protocolos e ter a autorização de manejo.
"Temos permissão para receber suçuaranas, macacos e animais comuns da região. Mas, para elefante, será preciso nos adaptarmos", afirmou Gouveia.
Para não estranhar o novo ambiente, Mayson é alimentada pela mesma pessoa que cuidava dela no circo.
Klein a visita constantemente. Na primeira noite, ficou ao lado da elefanta até que ela dormisse.
Os outros animais do Circo Kroner -zebras, cavalos, cães e gatos treinados- foram doados para circos de países vizinhos, onde ainda há espetáculos com bichos.


Texto Anterior: Visita agendada não 'decola' em Araraquara
Próximo Texto: Feliciano abre igreja evangélica em Ribeirão e mira o Senado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.