Ribeirão Preto, Sexta-feira, 26 de Junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-secretário foi demitido após "greve branca"

DA FOLHA RIBEIRÃO

O ex-secretário da Saúde José Sebastião dos Santos foi demitido em maio de 2006 -no governo do tucano Welson Gasparini- depois de tentar implantar um plano de transferência de parte dos médicos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e do NGA (Núcleo de Atendimento Geral) para o atendimento de pacientes no setor de urgência e emergência. A revolta dos médicos, que fizeram "greve branca", foi o motivo de sua queda, segundo ele.
Santos diz que as mudanças evitariam a contratação desnecessária de médicos emergencialistas e solucionariam o problema da falta de profissionais em plantões.
A proposta, no entanto, causou revolta entre os especialistas de carreira, que se negaram a atender na emergência alegando despreparo. Diante da alegação, a secretaria ofereceu cursos para preparar os profissionais para emergência, mas quase não houve interessados.
O protesto dos médicos ganhou apoio da Câmara, que passou a engavetar projetos do Executivo para a área da Saúde.
Na avaliação do ex-secretário, houve boicote de médicos e pressão política.


Texto Anterior: Ribeirão suspende aumento de médicos
Próximo Texto: HC e município vão unificar regulação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.