Ribeirão Preto, Terça-feira, 26 de Outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL REGIONAL

ELIANE SILVA - painelregional@uol.com.br

Ribeirão 700 mil

A prefeita de Ribeirão, Dárcy Vera (DEM), não ficou nada satisfeita com a projeção feita pelo Censo de que a cidade deva chegar a 601 mil habitantes. Segundo ela, os dados são irreais porque não estariam na conta estudantes que são de outras cidades, mas moram em Ribeirão, nem aqueles que trabalham em Ribeirão, mas moram em cidades vizinhas. Em seu blog, Dárcy diz que dados do geoprocessamento da Secretaria da Saúde e Coderp mostram que Ribeirão tem cerca de 700 mil habitantes. "A metodologia adotada pelo IBGE está errada e isso prejudica o repasse de verbas para os municípios. Esse erro precisa ser revisto."



Protocolo. O coordenador do Censo em Ribeirão, Rafael Carvalho, disse que, por questões metodológicas, o IBGE não pode registrar a população flutuante. "É critério nacional e, por mais que eu concorde com a prefeita, não há o que ser feito."

Prazo. Carvalho disse ainda que deve estender até domingo o prazo final para o encerramento da coleta, antes previsto para amanhã. Isso porque aumentou muito a procura de pessoas para agendar entrevistas.

"Grande RP". Em reunião ontem com a Tead Brasil sobre o aeroporto de Ribeirão, ao ouvir sobre a população da Grande Vitória (ES), Dárcy rebateu: "Mas temos aqui a Grande Ribeirão, são 3,3 milhões de pessoas."

300 km. Detalhe: Na "Grande Ribeirão", Dárcy inclui nada menos que 90 cidades do nordeste paulista, com um raio de aproximadamente 150 km.

Laranja. Produtores de laranja e representantes da indústria citrícola assinaram ontem na Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento uma carta de intenções para a formação do Consecitrus. O conselho deve regular, entre outros pontos, os preços da fruta.

Preocupação. Flávio Viegas, da Associtrus, diz, no entanto, que o risco é trocar seis por meia dúzia. O temor é que integrem o conselho mais produtores ligados à usina do que os pequenos e médios citricultores.

Dinamite. A av. Jerônimo Gonçalves, entre as ruas Martinico Prado e Luiz da Cunha, em Ribeirão, será interditada a partir da 0h de hoje. Motivo: serão dinamitadas às 6h rochas no canal que faz parte da obra antienchente.

Prolongado. Em Ribeirão, o feriado do Dia do Servidor Público (28 de outubro) será transferido para segunda-feira, dia 1º de novembro.


Com HÉLIA ARAUJO e JULIANA COISSI


Texto Anterior: 6 mulheres denunciam agressões de parceiros
Próximo Texto: TCE barra pela 2ª vez a licitação do lixo em Franca
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.