Ribeirão Preto, Segunda-feira, 27 de Junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Única regular, fundação explora a laborterapia contra o vício

DE RIBEIRÃO PRETO

Trabalhar o corpo para manter a mente ocupada, longe do vício do álcool ou das drogas. É apoiada na laborterapia que há 12 anos a Fundação Rarev se dedica a recuperar dependentes.
A entidade obteve em fevereiro licença da Vigilância Sanitária, tornando-se a única entre as 13 casas do gênero em Ribeirão que está totalmente regularizada.
"Lutamos para adaptar as condições físicas. Fizemos reformas no telhado, no banheiro e na cozinha para se adequar à legislação", afirmou o presidente da entidade, Gilberto Augusto Benedini de Oliveira.
O local atende hoje 29 pessoas -todos homens, acima de 18 anos. A casa tem com seis funcionários, incluindo uma assistente social.
O Rarev funciona em uma fazenda na rodovia Abrão Assed, na zona leste da cidade. O tratamento se baseia na laborterapia: os internos cuidam da fazenda, alimentando galinhas, cavalos e porcos e mantendo a horta.
Além dos trabalhos manuais, há também atendimento com psicólogo e orientação espiritual, seguindo a doutrina católica.
Em momentos de crise de abstinência e necessidade de atenção médica, os internos são levados à UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) Castelo Branco. Remédios só são ministrados se indicados por médicos da UBDS.
O tratamento dura em média nove meses. O custo mensal por paciente é de R$ 600.


Texto Anterior: Clínicas para tratar dependentes estão irregulares na região
Próximo Texto: Câmara de Ribeirão decide futuro de Oliveira Júnior nesta semana
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.