Ribeirão Preto, Domingo, 28 de Fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Municípios não têm plano de educação

Pesquisa no Estado constatou que planejamento não existe em um terço das cidades da região de Ribeirão

ARARIPE CASTILHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Quase um terço das prefeituras da região não têm plano municipal de educação e 41% delas não tem diretrizes curriculares. O plano é exigência legal e estabelece os objetivos que as cidades têm de seguir, independente das gestões.
O levantamento foi encomendado pela Fundação Lemann que, a pedido da Folha, fez um "recorte regional" no estudo estadual em 2009.
Das 89 cidades da região, 33 participaram do estudo. Ribeirão não respondeu às questões -até hoje, a cidade não aprovou seu plano-, mas Jardinópolis e Araraquara, sim. A Lemann não divulga respostas individuais das prefeituras.
Em Jardinópolis e Araraquara, os planos foram criados em 2004, mas as duas cidades ainda não definiram currículos para o ensino fundamental. A secretária da Educação de Jardinópolis, Terezinha Riul, diz que o plano local prevê, por exemplo, a construção de creches, além da compra de carros para o transporte escolar.
Em Araraquara, a elaboração do currículo está em curso, segundo a secretária interina, Maria do Carmo Boschiero. "Criamos grupos para implementar nove projetos. Um deles é para a elaboração do currículo ainda neste ano."
A doutora em políticas educacionais pela Universidade Harvard, Paula Louzano, responsável pelo estudo, diz que a ausência do plano e do currículo é uma fragilidade de gestão.
Para o professor José Marcelino Rezende Pinto, da USP de Ribeirão, em geral, não há interesse dos gestores de traçar planos. "Dá trabalho e, na verdade, as prefeituras pensam em políticas de curto prazo."



Texto Anterior: Tombada pelo Estado, escola aguarda verba para a reforma
Próximo Texto: Greening avança e coloca em risco a produção na região
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.